Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sistemas da UFPI seguem com instabilidade após forte chuva em Teresina

As quedas de inúmeras árvores afetaram a rede elétrica da universidade, interrompendo o acesso aos sistemas.

Ronney Oliveira/GP1 1 / 5 Torre da Rádio Universitária atingida pela forte chuva Torre da Rádio Universitária atingida pela forte chuva
Ronney Oliveira/GP1 2 / 5 Torre da Rádio Universitária atingida pela forte chuva Torre da Rádio Universitária atingida pela forte chuva
Ronney Oliveira/GP1 3 / 5 Torre da Rádio Universitária Torre da Rádio Universitária
Ronney Oliveira/GP1 4 / 5 Torre da UFPI atingida pela forte chuva Torre da UFPI atingida pela forte chuva
Ronney Oliveira/GP1 5 / 5 Torre da Rádio Universitária atingida pela forte chuva em Teresina Torre da Rádio Universitária atingida pela forte chuva em Teresina

Sistemas de internet da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Rádio Universitária estão com instabilidade desde o último dia 31 de dezembro, após a forte chuva que caiu em Teresina.

Segundo informações repassadas ao GP1 pelo superintendente de tecnologia da informação da UFPI, professor Leonardo Ramon, o temporal em Teresina trouxe grandes prejuízos ao Campus Ministro Petrônio Portella, incluindo a queima de aparelhos que alimentam o sistema de acesso à internet da universidade.

O superintendente afirmou que quedas de árvores afetaram a rede de energia elétrica do campus. “A rede elétrica foi afetada com a queda de árvores, postes, em virtude dos ventos, então automaticamente a rede de energia elétrica da universidade ficou sem funcionar”, explicou.

Ainda conforme Leonardo Ramon, a UFPI dispõe de um gerador de energia que auxiliou enquanto fornecimento de energia ao campus estava suspenso, no entanto, não foi suficiente. “A gente tem um gerador, ele funcionou, segurou, mas ele não funcionou por todo o tempo e automaticamente todos os sistemas da universidade caíram, tivemos aparelhos queimados e desde o dia primeiro a gente trabalha para tentar colocar os sistemas no ar”, detalhou.

Sistemas como o próprio site da UFPI, de acesso ao portal do aluno ou de docentes estão entre os prejudicados. A energia elétrica do campus já foi restabelecida no início desta semana, porém os sistemas continuam com instabilidade.

O superintendente afirmou que o processo para restabelecer os acessos prejudicados já iniciou. “Na segunda [04] a gente colocou finalmente todos os sistemas no ar, que são os sistemas acadêmicos, sistemas de recursos humanos, que são os sistemas de processo”, disse. Ele garantiu ainda que até o fim da semana o problema já tenha sido sancionado. “A gente prevê que tudo vai está estabilizado, até sexta-feira dia 08 acredito que tudo já estará estável”.

Rádio Universitária

Dente os grandes prejuízos ocasionados pela chuva, está a danificação da torre da Rádio Universitária, que é também um laboratório de prática do curso de Comunicação Social da UFPI. Em decorrência dos fortes ventos, parte da torre quebrou e caiu, fazendo que fossem suspensos os serviços de transmissão.

O GP1 conversou com o professor Silvio Barbosa, que está sob a direção da rádio e ele informou que os serviços suspensos estão sendo restabelecidos aos poucos.

“As tempestades que caíram em Teresina nos dias 31 e dia 1º, atingiram duramente a universidade, e entre as áreas atingidas está a rádio. Nossa torre de transmissão, onde fica a antena, quebrou ao meio e interrompeu a transmissão normal da rádio durante toda a sexta-feira, o sábado e o domingo”, colocou.

O diretor da Rádio Universitária relatou que está buscando maneiras de voltar a transmitir a programação normal. “Ontem felizmente com a reinstalação dos serviços de eletricidade e internet, a rádio voltou ao ar como uma web-rádio, temporariamente, até que a torre possa ser reerguida e a antena volte a transmitir para os ouvintes de Teresina”, ressaltou.

O professor Silvio não soube informar por quanto tempo a rádio ficará em versão online.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Forte chuva alaga ruas e causa estragos em Teresina no Réveillon

Wellington Dias pede explicações à Equatorial sobre falta de energia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.