Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sintetro vai fazer assembleia para definir rumos da greve em Teresina

"Estamos no terceiro dia de greve e até agora a patronal não se posicionou com o objetivo de resolver o problema", disse o secretário de previdência Francisco Sousa.

Entrou no terceiro dia a greve dos motoristas e cobradores do transporte público de Teresina, ainda sem previsão para um acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintetro) e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut).

De acordo com o secretário de previdência e assistência social do Sintetro, Francisco Sousa, a previsão é que a categoria se reúna em assembleia a ser realizada nesta quinta-feira (11), a fim de definir os rumos do movimento grevista.

“A providência que nós estamos tomando é chamar a categoria para realizar uma assembleia e discutir alguns encaminhamentos daqui para frente, pois estamos no terceiro dia de greve e até agora a patronal não se posicionou em nenhum sentido com o objetivo de resolver o problema. No mais tardar até amanhã a gente vai realizar a assembleia”, pontuou.

Foto: Alef Leão/GP1Francisco Sousa
Francisco Sousa

Decisão judicial

O juiz João Gabriel Furtado, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Teresina, acatou pedido do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e determinou que as autoridades municipais e os consórcios das empresas de transporte coletivo de Teresina adotem todas as medidas legais e contratuais cabíveis no sentido de garantir a disponibilidade de 70% da frota de ônibus coletivos nos horários de pico: de segunda a sexta-feira das 06h às 09h e das 17h às 19h, e aos sábados de 6h a 9h e das 12 às 15h, e 30% nos demais horários, enquanto perdurar a situação de pandemia da covid-19. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (08).

Na decisão liminar, o magistrado enfatiza que “o direito ao transporte público deve ser respeitado e concretizado, não devendo esbarrar em argumentos meramente financeiros para sua efetivação”, afirmou o juiz.

O Sintetro informou que ainda não foi notificado sobre a decisão, mas os trabalhadores já se deslocaram para as garagens na manhã desta quarta-feira (10), a fim de que a decisão seja cumprida, conforme estabelecido.

“Nós não fomos notificados, mas o sindicato está pronto para cumprir e não se opor de maneira alguma à determinação da Justiça, que prevê 70% e 30% da frota nas ruas”, ressaltou Francisco Sousa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.