Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores apontam prejuízos com obra do Mix Mateus no bairro Saci

Em nota, o Grupo Mateus afirmou que durante as obras foram respeitadas todas as normas e que a empresa terminará o asfaltamento de algumas ruas nesta quarta-feira (03).

Alef Leão/GP1 1 / 10 Fachadas das residências com muita poeira Fachadas das residências com muita poeira
Alef Leão/GP1 2 / 10 Moradores têm que limpar as calçadas duas vezes por dia Moradores têm que limpar as calçadas duas vezes por dia
Alef Leão/GP1 3 / 10 Casas próximas ficam sujas com a poeira e barro constante Casas próximas ficam sujas com a poeira e barro constante
Alef Leão/GP1 4 / 10 Barro escorre para o final da rua Barro escorre para o final da rua
Alef Leão/GP1 5 / 10 Obra do Supermercado Mix Matheus causa transtorno para moradores próximos a obra Obra do Supermercado Mix Matheus causa transtorno para moradores próximos a obra
Alef Leão/GP1 6 / 10 Moradores reclamam da poeira e do barro Moradores reclamam da poeira e do barro
Alef Leão/GP1 7 / 10 Cortes na pista para sistema de esgoto Cortes na pista para sistema de esgoto
Alef Leão/GP1 8 / 10 Máquinas na pista Máquinas na pista
Alef Leão/GP1 9 / 10 Instalação da rede de esgoto do supermercado Instalação da rede de esgoto do supermercado
Alef Leão/GP1 10 / 10 Sistema de esgoto Sistema de esgoto

Os moradores do bairro Saci que residem no entorno do Mix Mateus, que será inaugurado nessa quinta-feira (04), denunciaram ao GP1 os transtornos causados em função da obra de construção do supermercado na região. Instalações do esgoto das residências entupidas, além da poeira impregnada nas casas são parte das reclamações de quem vive nas ruas Maria de Lourdes Paixão e Francisca de Melo Lobo.

O representante comercial Herbert Almendra afirmou que sua mãe tem 84 anos e desde o início da pandemia de covid-19 necessitou ficar em casa, mas em virtude da poeira causada pelo resto de material exposto na Rua Francisco de Melo Lobo ela passou a sentir as consequências com a saúde debilitada.

“Desde quando a obra teve início esse barro fica na rua, pois a fundação começou por aqui e a empresa nunca deu satisfação de nada. A minha mãe precisa vir para frente da casa para pegar um sol, mas fica exposta à poeira. Os móveis da gente estão empoeirados, eles ainda usam um carro-pipa, mas faz muita lama e por isso a gente tem que ficar lavando a entrada da casa todo dia”, reclamou Herbert Almendra.

Os problemas seguem no decorrer da Rua Maria de Lourdes Paixão, logo atrás do Mix Mateus. Por lá o moradores reclamam prejuízos materiais e questionam a destinação da rede de esgoto do supermercado, que cai em um córrego com acesso ao leito do Rio Parnaíba.

“Essa rua foi muito afetada. O supermercado vai inaugurar no dia 4 e os moradores vão ter que gastar dinheiro com suas casas tendo que pintar tudo? Existe um prejuízo material em função disso. Esse esgoto vai ser desprezado onde? O correto é a empresa chegar junto aos moradores, fazer um levantamento do que foi prejudicado, porque é muito bonito chegar na terra alheia, gerar emprego e ao mesmo tempo causar transtorno? Quer dizer, estragaram o muro, portão e nós vamos ter que pagar por isso?”, destacou Marcelo Almeida.

Já a moradora Solange Campelo dividiu opinião entre os demais. Segundo ela, os transtornos existem, mas os benefícios agregado a obra serão maiores. Ela defendeu mais paciência dos vizinhos e espera que a empresa responsável pela construção conclua os serviços sem danos aos moradores.

“Eu moro há 38 anos no Saci. Eu sei que tem bastante poeira, lá na parte de cima tem muito transtorno, mas o benefício vai ser maior. Eu acredito que eles vão consertar tudo e se daqui 20 dias continuar como está é o momento de cobrar”, pontuou.

O que diz a Semam

O GP1 entrou em contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) que, por meio de nota, afirmou que a rede de supermercado possui uma estação de tratamento própria e que a destinação do esgoto está em conformidade com o projeto apresentado juntao à Prefeitura de Teresina.

Confira a nota na íntegra

“Sobre os questionamentos a respeito do esgoto da loja, informamos que o mesmo é tratado pela E.T.E - Estação de Tratamento de Esgoto e os efluentes tratados são direcionados via tubulação subterrânea ao corpo hídrico, conforme legislação e expedida em licença de instalação. Quanto a água exposta, refere-se a água de drenagem de chuva, conforme orientação pela Semduh do projeto aprovado e executado”.

O que diz o Grupo Mateus

Em nota, o Grupo Mateus afirmou que durante as obras foram respeitadas todas as normas e que a empresa terminará o asfaltamento de algumas ruas nesta quarta-feira (03).

Confira a nota na íntegra:

O Grupo Mateus informa que a loja já será inaugurada nesta quinta-feira, dia 04 de fevereiro, e que durante as obras foram respeitadas as normas exigidas por todos os órgãos. A empresa finalizará nesta quarta-feira, 03, o asfaltamento das ruas Maria de Lurdes Paixão e Francisco de Melo Lobo onde foi realizado o serviço de drenagem e, que as vias serão lavadas após a conclusão. Além disso, como forma de contribuição, foram feitos cerca de 500 metros de calçamento e construída uma rua privativa para a passagem dos caminhões que abastecerão a loja, preservando assim a integridade das vias públicas e não gerando transtornos à vizinhança.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.