Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Secult nega irregularidades na estrutura do prédio do Museu do Piauí

O juiz João Gabriel Furtado Baptista determinou a interdição do local.

A Secretaria Estadual do Piauí (Secult), emitiu uma nota esclarecendo que ainda não foi notificada acerca da interdição do Museu do Piauí. Na última segunda-feira (1°), o juiz de direito da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, João Gabriel Furtado Baptista, acatou pedido do Ministério Público do Piauí e determinou a interdição em face de irregularidades quanto à segurança do museu.

Em nota, a Secult lamentou a decisão e disse que até o momento não recebeu nenhuma notificação. Afirmou ainda que o Museu do Piauí passou por uma grande reforma no ano de 2017, que contemplou toda a estrutura física do prédio.

Foto: Davi Fernandes/GP1Museu do Piauí, no Centro de Teresina
Museu do Piauí, no Centro de Teresina

O juiz ressaltou que os relatórios de vistoria que constam no inquérito civil público, apontam a ausência de plano de prevenção de combate a incêndio e pânico. O Ministério Público reforçou o pedido de interdição enquanto o Corpo de Bombeiros Militar não expedir atestado de regularidade, apresentando no prazo de 30 dias, um projeto de implantação e execução das medidas preventivas.

Quanto a isso, a Secult disse que “em 2019 foi instalado um moderno sistema de combate a incêndios, que conta com hidrantes, extintores, para-raios, detector de fumaça e todos os equipamentos recomendados no projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros”.

Veja a nota na íntegra

"Sobre a interdição do Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, a Secretaria Estadual de Cultura - Secult esclarece que até o momento não foi notificada da decisão.

O Museu ganhou uma grande reforma em 2017, que contemplou toda a estrutura física do prédio, além de uma nova museografia. Em 2019, foi instalado um moderno sistema de combate a incêndios, que conta com hidrantes, extintores, para-raios, detector de fumaça e todos os equipamentos recomendados no projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

O espaço ainda ganhou acessibilidade, com instalação de uma plataforma elevatória, e climatização.

Os funcionários do local também são treinados e participaram recentemente de um curso para formação de brigadistas. Portanto, estão capacitados para atuarem em situações de emergência.

A Secult lamenta a decisão, a ausência de uma prévia notificação e ressalta que o Museu do Piauí cumpre com todas as exigências. Quando o órgão for notificado, vai recorrer da decisão e apresentar todos os documentos comprobatórios".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.