Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Empresários lamentam ação ajuizada pela PGM contra o Setut

"As empresas operadoras do sistema reiteram que diariamente se preparam para atender a demanda de passageiros na capital colocando os ônibus para circular", diz a nota.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) afirmou, por meio de nota, que a ação ajuizada pela Procuradoria Geral do Município de Teresina nessa segunda-feira (08) deveria ser destinada ao Sintetro, uma vez que os trabalhadores estariam impedindo a saída dos veículos das garagens, impossibilitando o fluxo mínimo de ônibus durante a greve dos motoristas e cobradores na Capital.

Segundo a nota, “as empresas operadoras do sistema reiteram que diariamente se preparam para atender a demanda de passageiros na capital colocando os ônibus para circular nas ruas”, o que não está sendo possível durante a greve deflagrada nesta manhã.

Confira a nota na íntegra

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (SETUT) lamenta que a população da capital esteja sendo, mais uma vez, prejudicada com a falta de transporte coletivo. A entidade esclarece ainda que a ação ingressada pela Procuradoria Geral do Município, em que exige a circulação de 70% da frota de ônibus, deve ser direcionada ao SINTETRO que vem impedindo que os veículos saiam das garagens. Infelizmente, o sindicato dos motoristas e cobradores está desrespeitando a lei de greve, que obriga nos serviços essenciais, um quantitativo mínimo de 1/3 da força de trabalho. As empresas operadoras do sistema reiteram que diariamente se preparam para atender a demanda de passageiros na capital colocando os ônibus para circular nas ruas.

Entenda o caso

Os motoristas e cobradores de ônibus iniciaram nesta segunda-feira (08) uma greve no sistema de transporte público de Teresina por tempo indeterminado. Esse já é o sexto movimento realizado pelos trabalhadores em 2021.

A decisão foi tomada durante assembleia realizada no dia 26 de janeiro deste ano e anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintetro) no dia 1º de fevereiro.

Em entrevista ao GP1, o secretário de previdência e assistência social do Sintetro, Francisco Sousa, afirmou que os trabalhadores buscaram um acordo com os donos das empresas de ônibus, porém, sem sucesso.

“Nós começamos a negociar nossa convenção desde dezembro do ano passado que era para ter fechado até o dia 1º de janeiro e não obtivemos sucesso. Diante dessa situação, por não fecharmos a nossa convenção coletiva do trabalho, os trabalhadores decidiram em assembleia, no último dia 26 de janeiro, entrar em greve no dia 08 de fevereiro”, explicou.

Strans cadastra transporte alternativo

A Strans informou também que já dispunha de um cadastro com veículos que serão distribuídos por toda a Capital, enquanto durar a greve.

“Nós continuamos recebendo cadastros para que esses veículos possam ser usados para prestar esse serviço essencial aos teresinenses. Estamos disponibilizando um horário especial com um plantão aguardando”, finalizou Claudio Pessoa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.