Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura de Teresina ajuíza ação para garantir 70% da frota de ônibus

O pedido foi provocado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a fim de que seja mantido o percentual mínimo de ônibus nas ruas.

A Procuradoria-Geral do Município de Teresina ajuizou ação para garantir a manutenção de 70% da frota de ônibus circulando na Capital durante a grave dos motoristas e cobradores do transporte público iniciada nesta segunda-feira (08) no horário de pico e 30% nos demais horários.

O pedido foi provocado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a fim de que seja mantido o percentual mínimo de ônibus nas ruas, o que tem sido descumprido pelas empresas pertencentes aos consórcios e pelos motoristas e cobradores do sistema.

Foto: Alef Leão/GP1Ônibus parados na garagem do Consórcio Theresina
Ônibus parados na garagem do Consórcio Theresina

Em entrevista ao GP1, o superintendente da Strans afirmou o pedido se fez necessário para o real cumprimento da lei de greve. “Nós motivamos a Procuradoria-Geral do Município, solicitando dela as providências devidas acerca da manutenção das garantias e dos direitos fundamentais dos usuários do transporte coletivo urbano de Teresina, pois a competência para propor essa ação é da procuradoria, a Strans apenas motiva, tão somente, com fulcro nos princípios que estão esculpidos no direito social da Constituição Federal e na lei de greve. Então, será uma ação proposta pela Procuradoria com o fim de dar garantia aos usuários sobre a quantidade mínima de ônibus circulando”, explicou Claudio Pessoa.

Entenda o caso

Os motoristas e cobradores de ônibus iniciaram nesta segunda-feira (08) uma greve no sistema de transporte público de Teresina por tempo indeterminado. Esse já é o sexto movimento realizado pelos trabalhadores em 2021.

A decisão foi tomada durante assembleia realizada no dia 26 de janeiro deste ano e anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí (Sintetro) no dia 1º de fevereiro.

Foto: Alef Leão/GP1Francisco Sousa, do Sintetro
Francisco Sousa, do Sintetro

Em entrevista ao GP1, o secretário de previdência e assistência social do Sintetro, Francisco Sousa, afirmou que os trabalhadores buscaram um acordo com os donos das empresas de ônibus, porém, sem sucesso.

“Nós começamos a negociar nossa convenção desde dezembro do ano passado que era para ter fechado até o dia 1º de janeiro e não obtivemos sucesso. Diante dessa situação, por não fecharmos a nossa convenção coletiva do trabalho, os trabalhadores decidiram em assembleia, no último dia 26 de janeiro, entrar em greve no dia 08 de fevereiro”, explicou.

Strans cadastra transporte alternativo

A Strans informou também que já dispunha de um cadastro com veículos que serão distribuídos por toda a Capital, enquanto durar a greve.

“Nós continuamos recebendo cadastros para que esses veículos possam ser usados para prestar esse serviço essencial aos teresinenses. Estamos disponibilizando um horário especial com um plantão aguardando”, finalizou Claudio Pessoa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.