Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Greve dos motoristas de ônibus chega ao segundo dia em Teresina

"É necessário que os empresários paguem os salários dos trabalhadores. Nós estamos em um estado de calamidade pública”, disse o secretário de previdência do Sintetro.

Os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina iniciaram o segundo dia de greve no transporte público da Capital, por tempo indeterminado. A categoria cobra, entre outras reivindicações, a realização de um acordo coletivo que deve definir o novo salário e benefícios aos trabalhadores.

Diante do sexto movimento paredista em 2021, que tem afetado diretamente o usuário do transporte, a Procuradoria Municipal ajuizou uma ação, nessa segunda-feira (08), solicitando que o Setut garanta o percentual de 70% da frota em circulação nos horários de pico e 30% no horário normal, para diminuir os transtornos causados pela greve.

Em entrevista ao GP1, o secretário de previdência e assistência social do Sintetro, Francisco Sousa, afirmou que nesta terça-feira (09) estão circulando apenas 30% dos ônibus, cumprindo o percentual estabelecido na lei de greve, mas a responsabilidade em disponibilizar os veículos é do Setut.

Foto: Alef Leão/GP1Ônibus parados
Ônibus parados

“É louvável quando a Prefeitura de Teresina busca responsabilizar as empresas, pois se não está tendo transporte é culpa dos empresários. Então essa briga que estamos tendo é com o patrão que deixou de pagar nosso salário do mês de janeiro, é o patrão que deixou de pagar nosso ticket, o motorista e o cobrador quer trabalhar, mas quer receber o dinheiro. É muito bom colocar o dedo na cara e não ir para o lugar dele. É necessário que os empresários paguem os salários dos trabalhadores. Nós estamos em um estado de calamidade pública”, pontuou.

O Setut, por sua vez, se posicionou contrário à ação judicial, por meio de nota, responsabilizando os trabalhadores, que estão se recusando a colocar o mínimo de ônibus nas ruas. Enquanto isso, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) segue cadastrando novos veículos para atender a população de Teresina durante a greve dos trabalhadores, que ainda não há previsão de encerramento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.