Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa participa da solenidade dos 50 anos da UFPI

Na ocasião, o reitor Gildásio Guedes disse que vai discutir uma parceria com a prefeitura para a criação de um parque ambiental na UFPI.

Lucas Dias/GP1 1 / 15 Dr. Pessoa participa da solenidade de aniversário da UFPI Dr. Pessoa participa da solenidade de aniversário da UFPI
Lucas Dias/GP1 2 / 15 Solenidade de aniversário de 50 anos da UFPI Solenidade de aniversário de 50 anos da UFPI
Lucas Dias/GP1 3 / 15 Solenidade de aniversário da UFPI Solenidade de aniversário da UFPI
Lucas Dias/GP1 4 / 15 Reitor Gildásio Guedes Reitor Gildásio Guedes
Lucas Dias/GP1 5 / 15 Dr. Pessoa participa de solenidade na UFPI Dr. Pessoa participa de solenidade na UFPI
Lucas Dias/GP1 6 / 15 Prefeito Dr. Pessoa Prefeito Dr. Pessoa
Lucas Dias/GP1 7 / 15 Dr. Pessoa Dr. Pessoa
Lucas Dias/GP1 8 / 15 Gildásio Guedes Gildásio Guedes
Lucas Dias/GP1 9 / 15 Reitor da UFPI, Gildásio Guedes Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Lucas Dias/GP1 10 / 15 Professor é homenageado na UFPI Professor é homenageado na UFPI
Lucas Dias/GP1 11 / 15 Deputada Flora Izabel recebe homenagem na UFPI Deputada Flora Izabel recebe homenagem na UFPI
Lucas Dias/GP1 12 / 15 Prefeito Dr. Pessoa e reitor da UFPI, Gildásio Guedes Prefeito Dr. Pessoa e reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Lucas Dias/GP1 13 / 15 Dr. Pessoa e Gildásio Guedes Dr. Pessoa e Gildásio Guedes
Lucas Dias/GP1 14 / 15 Charles da Silveira recebe homenagem na UFPI Charles da Silveira recebe homenagem na UFPI
Lucas Dias/GP1 15 / 15 Arimatéia Dantas Lopes e Gildásio Guedes Arimatéia Dantas Lopes e Gildásio Guedes

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nesta segunda-feira (1°) a solenidade que marca os 50 anos da instituição. Na ocasião, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), esteve presente juntamente com o reitor Gildásio Guedes.

O prefeito Dr. Pessoa ressaltou o desenvolvimento da universidade ao longo de cinco décadas e o destaque da instituição que está entre as melhores do país. “Hoje é uma pauta de comemoração e alegria. Em 50 anos, a Universidade Federal do Piauí deu um crescimento cultural, mas também em termos de economia. Nós temos uma das mais conceituadas universidades do Brasil e isso merece festa, embora uma festa simples, mas que é de uma relevância enorme para o povo piauiense”, disse.

Esta semana está acontecendo uma série de eventos, hoje foi o lançamento do livro “Da Serra da Ibiapaba ao Campus da Ininga: 373 anos de pedagogia no Piauí”. O reitor da UFPI, agradeceu a presença do prefeito e disse que o objetivo da solenidade é homenagear os ex-reitores e todos aqueles que já fizeram parte do corpo docente da universidade.

“O objetivo é a gente homenagear os nossos ex-reitores como pessoas ilustres, como professores eméritos pelos relevantes serviços prestados quando foram reitores. Então nós estamos trazendo nossos ex-reitores para serem homenageados no dia em que a Universidade Federal do Piauí completa 50 anos e a presença do nosso prefeito nos satisfaz, pelo o que ele viveu aqui dentro da universidade e pela receptividade que tem dado à universidade dentro de seu gabinete”, falou Gildásio.

Criação do parque ambiental da UFPI

O reitor já havia expressado a vontade de criar um parque ambiental dentro do campus universitário, em Teresina. No encontro de hoje, Gildásio Guedes disse que iria discutir juntamente com o prefeito Dr. Pessoa uma parceria para a criação do parque.

“Nós queremos parcerias [com a Prefeitura Municipal de Teresina], temos o sonho de criar um parque ambiental aqui dentro da universidade, que de certa forma depende também da prefeitura, criar uma creche que era um projeto anterior, cujo dinheiro já tinha sido até alocado, entre outras parcerias no que diz respeito à formação de recursos humanos na qualificação de professores e técnicos”, disse o reitor da UFPI.

Corte de gastos

Gildásio disse estar preocupado quanto ao orçamento da universidade e que trabalha com corte de gastos, já que segundo ele, houve uma redução de 16% dos recursos destinados à instituição como um todo.

“O desafio é grande, mas nós vamos tentar de todas as formas manter os atuais serviços da universidade com a qualidade que é peculiar, qualidade de ensino, de pesquisa, de extensão. Nós temos que trabalhar muito porque nós tivemos uma redução de 16% dos recursos que são destinados a universidade como um todo. Então tudo isso nos deixa de forma que tem dias que a gente nem dorme direito, pensando como cortar recurso e onde cortar, porque nós já temos um orçamento que não dá para cumprir tudo, e quando é cortado 16% aí é doloroso”, ressaltou.

Ensino remoto

Desde o ano passado a universidade precisou adotar o modelo de ensino à distância, por conta da pandemia de coronavírus, mas muitos cursos da graduação ainda passam por instabilidade no calendário letivo e serão reajustados, informou o reitor.

“A universidade continua na atuação, estamos aí com as unidades de ensino fortemente, estamos com a chefia de departamentos, coordenadores e chefia de cursos, trabalhando arduamente de forma remota. Então a universidade não parou, nós precisamos reorganizar apenas a graduação que é o que está com mais dificuldade, mas a pós está com seu calendário adequado, a educação à distância, a educação básica e tecnológica”, finalizou Gildásio.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.