Oito municípios do Piauí tiveram o fornecimento de energia elétrica comprometido devido à ação de vândalos, que danificaram a linha de distribuição das subestações de energia dos municípios de Caraúbas e Piracuruca, no Norte do estado.
A Equatorial Piauí informou que o fornecimento de energia foi suspenso na manhã de terça-feira (02) nos municípios de Caraúbas, Piracuruca, Cocal, Cocal dos Alves, Caxongó, e na zona rural dos municípios de Joaquim Pires, Buriti dos Lopes e Murici dos Portelas.
Conforme a empresa, mais de 19 mil pessoas foram afetadas. A Equatorial Piauí afirmou ainda que já registrou um Boletim de Ocorrência e que os vândalos ainda não foram identificados. No local do crime foi encontradas facas, foices e facões.
Em nota, a Equatorial Piauí informou que às 13h38 desta quarta-feira (03) foram concluídas as manobras necessárias para que o serviço fosse integralmente restabelecido a 100% dos clientes.
Confira a nota na íntegra
Nota de Esclarecimento – Ocorrência na Linha de Distribuição 69kV Piracuruca – Caraúbas
A Equatorial Piauí informa que, às 13h38 de hoje (03), conseguiu concluir a energização da linha de Distribuição 69 kV que interliga as subestações Piracuruca e Caraúbas, região norte do estado, que ficou bloqueada desde a manhã de ontem (02), após ato de vandalismo que ocasionou a queda de duas torres metálicas da rede de alta tensão, próximo ao município de Caraúbas. O ato criminoso já está sendo investigado pelas autoridades competentes, após envio pela Equatorial das evidências encontradas no local das avarias, como machado, facão, chaves de fenda e itens de uso pessoal, como chinelo e copos.
A interrupção do fornecimento de energia impactou cerca de 19 mil clientes em 8 municípios: Cocal da Estação, Cocal dos Alves, Caraúbas do Piauí, Caxingó e parte das zonas rurais de Murici dos Portelas, Buriti dos Lopes, Joaquim Pires e Piracuruca. O restabelecimento do fornecimento de energia a todos os clientes atingidos foi concluído nesta tarde, permitindo o retorno do serviço a 100% da população impactada.
O trabalho envolveu mais de 30 profissionais, que atuaram direta e indiretamente desde o registro da ocorrência, na terça-feira, às 7h, tanto na realização de manobras para acelerar a recomposição do sistema para as localidades impactadas, como na substituição das estruturas avariadas e reconstrução do trecho atingido.
Mobilização para o restabelecimento do fornecimento
Desde o início da ocorrência, equipes técnicas foram acionadas para a recomposição do sistema para as localidades impactadas. Ainda durante a tarde de ontem, o fornecimento foi normalizado para o município de Cocal da Estação, restabelecendo o serviço para cerca de 7.500 clientes. No início da noite, mais dois municípios também tiveram o fornecimento restabelecido, recuperando o serviço a mais 4 mil clientes. Até ontem, cerca de 61% dos consumidores impactados tiveram o serviço restabelecido.
Os trabalhos seguiram durante toda a madrugada e manhã de hoje. Para execução da recuperação das torres foi necessário o envio de Teresina, de um caminhão de atuação especializada, equipado com cesto aéreo de alcance de 18 metros, para permitir o acesso ao ponto mais alto da estrutura. Por volta das 13h38 de hoje (03), foram concluídas às manobras necessárias para que o serviço fosse integralmente restabelecido a 100% dos clientes.
“Mobilizamos toda nossa força de trabalho desde os primeiros minutos da ocorrência para recuperar o fornecimento de energia com a maior brevidade possível, observando sempre a segurança necessária a execução dos trabalhos. Durante a interrupção do fornecimento, a Equatorial deu todo suporte a hospitais, unidades de saúde e outros serviços essenciais para que não tivessem o funcionamento prejudicado”, explicou o superintendente da Equatorial, Cosme Cezário.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Piauí
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