Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores cortam bolo em comemoração a fechamento de UBS em Teresina

A UBS está há um ano sem abrir as portas por conta de uma reforma, que sequer teve início.

Os moradores do bairro Promorar se reuniram na manhã desta sexta-feira (16) para fazer um protesto diferente em razão do fechamento da Unidade Básica de Saúde da comunidade, que está há um ano sem abrir as portas por conta de uma reforma, que sequer teve início. Pensando nisso, eles resolveram fazer um bolo em comemoração ao aniversário de 1 ano de descaso com a demanda da comunidade.

De acordo com a moradora Rejane Vieira Silva, sempre que precisa de atendimento na unidade de saúde ela conta que é necessário a recorrer ao hospital que fica localizado no bairro Santa Fé, no entanto, na maioria das vezes não consegue ter acesso à consulta devido a alta demanda por atendimento.

Foto: Felipe PedroBolo para comemorar um ano de aniversário da UBS fechada
Bolo para comemorar um ano de aniversário da UBS fechada

“Nós estamos precisando que o posto de saúde volte ao normal, porque nós não temos condição de fazer esse deslocamento para o bairro Santa Fé toda vez que a gente precisa se consultar. Toda vez que a gente chega lá já tem 30 senhas entregues e a gente não consegue fazer um exame de sangue”, disse.

O idealizador do ato, o morador de jornalista Felipe Pedro, relatou que desde que foram constatadas rachaduras na estrutura do prédio da UBS, a Fundação Municipal de Saúde decidiu fechar as portas do local para iniciar uma reforma, o que não aconteceu.

“A intenção foi chamar a atenção, principalmente da Fundação Municipal de Saúde, sobre o fechamento da nossa UBS que completou um ano e não tem previsão para o início da obra. Isso está prejudicando boa parte dos moradores, pois a maioria deles não têm condição de se deslocar para bairros vizinhos, além disso, está sobrecarregando a UBS do bairro Santa Fé e o atendimento não está sendo bom nem para eles, nem para a gente. Então nós queremos que a FMS se sensibilizasse e dê um prazo para iniciar essa obra”, pontuou.

O que diz a FMS

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde afirmou que a licitação para a reforma da UBS Promorar está em fase final e reforçou que outras três unidades básicas de saúde estão sendo utilizadas para atender a população do Promorar, que conta também com equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Confira a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que a população não ficou desassistida quanto ao atendimento em saúde devido ao fechamento da UBS Promorar, que teve problemas estruturais e necessita de uma reforma. As equipes de saúde da família da UBS Promorar foram remanejadas e a população pode procurar as Unidades Básicas do Santa Fé, do Bela Vista ou Santo Antônio e será atendida com atendimentos básicos em saúde.

A FMS informa ainda que o serviço público deve seguir trâmites burocráticos e teve que priorizar muita coisa no setor da saúde durante o último ano de pandemia. A licitação para a reforma da UBS Promorar está em fase final, com isso a FMS poderá contratar a empresa vencedora para iniciar a obra do local.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.