Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Juiz anula sentença e mantém sistema de água de Parnaíba com Agespisa

A decisão do juiz Aderson Antônio Brito Nogueira foi dada nessa quinta-feira (22).

O juiz Aderson Antônio Brito Nogueira, da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, jugou procedente recurso da Agespisa para anular sentença que deu à Prefeitura de Parnaíba o direito de operar o sistema de abastecimento de água e coleta de esgotos da cidade. A decisão foi dada nessa quinta-feira (22).

A decisão foi dada após o Estado do Piauí ingressar com embargos de declaração alegando que não foi citado para apresentar contestação à ação, tendo sido intimado somente após o julgamento do mérito por sentença.

Sem a citação, o Estado do Piauí defendeu que deveria ser declarada nula a sentença embargada.

O magistrado destacou na decisão que após análise dos autos ficou evidenciado que o Estado do Piauí não foi citado sobre o processo, suprimindo a ampla defesa e o contraditório da parte adversa, reconhecido o direito de intervenção do Estado do Piauí.

Eventual vício nesse ato processual gera uma nulidade absoluta, que não se convalidada nem mesmo com o trânsito em julgado, podendo ser reconhecida a qualquer tempo e grau de jurisdição, portanto, caracteriza-se a omissão, devendo ser reconhecida a nulidade da sentença , abrindo-se prazo para manifestação do Estado do Piauí", decidiu o juiz.

Atuação da Agespisa em Parnaíba

A Agespisa opera o sistema de Parnaíba com base no contrato de Programa (concessão) 006/2011, cuja validade se estende até o ano de 2031. Nos últimos dez anos, a Agespisa investiu no sistema de Parnaíba, cuja Estação de Tratamento de água abastece também os municípios de Ilha Grande e Luís Correia mais de 85 milhões de reais.

Atualmente está em curso a construção da Adutora do Litoral que vai garantir abastecimento seguro para todo o litoral piauiense. A obra está sendo tocada com recursos da União e do Governo do Estado, através de uma parceria entre a Agespisa e o Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.