Fechar
GP1

Piauí

Procurador abre inquérito contra o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

A portaria foi assinada nessa segunda-feira (31) pelo procurador José Wellington de Carvalho Soares.

O Ministério Público do Trabalho instaurou inquérito para investigar denúncia contra o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A portaria foi assinada nessa segunda-feira (31) pelo procurador José Wellington de Carvalho Soares.

De acordo com o documento, o TRE é acusado de não fiscalizar o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da empresa de serviço terceirizado Arthos Serviços de Manutenção Eireli - EP, contratada para prestação continuada do serviço terceirizado de garçons no âmbito do Tribunal. Por lei, a contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas não pagas pela empresa terceirizada contratada.

Para abrir o inquérito, o procurador considerou que o fato relatado na representação precisa ser devidamente apurado para verificar se, na execução do contrato entre o ente público contratante e a contratada, houve efetiva fiscalização do cumprimento das obrigações trabalhistas pela empresa responsável, de modo a caracterizar eventual responsabilidade subsidiária da Administração Pública e coibir a ocorrência de novos casos com prejuízos aos trabalhadores.

“Considerando que a irregularidade indicada, se confirmada, tem repercussão coletiva e envolve interesses transindividuais de trabalhadores, como a sonegação de direitos trabalhistas assegurados em lei”, diz trecho da portaria.

Outro lado

Procurado, através da Ouvidoria e da assessoria de comunicação, o Tribunal Regional Eleitoral não se manifestou sobre a investigação.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.