Fechar
GP1

Piauí

Alepi aprova moção de repúdio contra o prefeito Mão Santa

O prefeito de Parnaíba chamou a governadora do Piauí, Regina Sousa, de macumbeira na última quinta.

Com a presença de representantes das religiões de Matriz Africana, 17 deputados estaduais votaram e aprovaram moção de repúdio à fala do prefeito Mão Santa, que chamou a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), de macumbeira. A sessão aconteceu na manhã desta segunda-feira (04), no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, é acusado de proferir ataques intolerantes à governadora Regina Sousa enquanto ela era empossada chefe do Executivo na tarde do último dia 31 de março. As falas do político foram ditas durante live (transmissão ao vivo em rede social) e repercutiram negativamente nas redes sociais. “É uma avacalhação, aliás eles estão sendo, assumiu aí uma macumbeira. O povo tem o governo que merece, nós vamos ter a maior avacalhação, o povo tem o governo que merece”, proferiu o gestor.

Foto: Divulgação/AscomDeputado Fábio Novo
Deputado Fábio Novo e representantes das religiões de Matriz Africana

A Moção de Repúdio foi protocolada pelo petista Franzé Silva e subscrita pelos colegas de partido Nerinho, Fábio Novo, Flávio Nogueira Jr. e o emedebista Henrique Pires (MDB).

Os opositores Marden Menezes e Gustavo Neiva, do Progressistas, tentaram atrapalhar, deixando o plenário para que não houvesse quórum suficiente para a votação. Porém, a chegada dos parlamentares João Mádison, Pablo Santos e Severo Eulálio garantiu o pleito.

"Devemos aprovar o documento não só porque Mão Santa atacou a governadora, que é a maior autoridade constituida do Estado do Piauí, mas também porque ele atacou uma mulher, uma negra, os movimentos sociais, desrespeitou as religiões. Se essa casa não tomar uma posição, isso seria um ato de conivência, por isso peço que meus pares votem, foram atacadas a governadora, as religiões, os negros, as mulheres e as idosas", defendeu Franzé Silva.

"Este documento aprovado hoje na casa vai servir para que qualquer pessoa entenda que a gestão pública é para a diversidade. Por mais mulheres no poder, sim. Respeito à Regina Sousa, respeito às nossas religiões de Matriz Africana, que vieram para cá quando esse país estava sendo colonizado. Esse povo tem história e merece ser respeitado", acrescentou Fábio Novo.

As lideranças das comunidades de Matriz Afro, que acompanharam a votação, se mostraram contemplados com o resultado. "Fiquei feliz, me senti contemplado, tem que ser assim mesmo, é preciso que se repudiar esse tipo de comportamento, uma fala que vem arraigada de preconceito e misoginia. Esse é o nosso papel enquanto sociedade civil e pessoas de matriz afro. Precisamos lutar por dias melhores, sermos respeitados sempre. Respeitem o nosso axé, a nossa fé. É importante que esse representante do povo possa se retratar e que ele possa ser punido por lei, pois o que ele cometeu foi crime com essa fala abusiva", endossou o pai Eudes de Oxum, chefe espiritual da Tenda de Santa Luzia em Teresina.

"Primeiro dizer o quanto esse faro demonstra como sofremos intolerância religiosa e o quanto precisamos trabalhar muito para desenvolver o nosso Estado, mas para além disso, trabalhar o combate à Intolerância Religiosa. O Piauí é o quarto Estado que mais violenta as comunidades tradicionais de Matriz Africana. A partir dessa fala [do Mão Santa] fica claro o quanto o poder público e as autoridades devem trabalhar a sociedade com relação ao preconceito", finalizou o Pai Rondinele Santos, coordenador nacional da Articulação Nacional de Povos de Matriz Afro e Ameríndia (ANPMA).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.