Fechar
GP1

Piauí

Piauienses são resgatados em situação análoga à escravidão

Cerca de 43 pessoas dos estados do Piauí, Maranhão e Minas Gerais foram regatadas na ação.

Piauienses e populares de outros estados foram resgatados em situação de trabalho análoga à escravidão em uma fazenda no interior do Mato Grosso do Sul. Cerca de 43 pessoas dos estados do Piauí, Minas Gerais e Maranhão estavam na situação.

As vítimas foram resgatadas ainda no dia 28 de junho, segundo o Ministério Público do Trabalho. Dentre os envolvidos, havia nove mulheres. As condições de trabalho em que foram encontradas eram abusivas, além das vítimas estarem sendo abrigadas em ambiente que sequer tinha água potável.

Uma das pessoas resgatadas afirmou que durante conversas, os trabalhadores estavam sendo convidados a atuar como canavieiros, recebendo R$ 1,00 por metro quadrado de cana plantada. Posteriormente, no entanto, a proposta caiu para R$ 0,70 por metro, que seria pago a cada 15 dias.

Também havia sido prometido aos trabalhadores que teriam comida, hospedagem durante o período de trabalho. Na casa onde foram hospedados, no entanto, não havia geladeira ou filtro de água potável. Além disso, não receberam material adequado para trabalho.

Acordo

O Ministério Público do Trabalho firmou então um acordo que garantiu renumeração pelos dias trabalhos, 13º salário, férias proporcionais e providência de retorno aos locais de origem.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.