A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (04), a Operação Day After com o objetivo de dar cumprimento a mandados de prisão contra colecionadores, atiradores e caçadores (CACs), além de proprietários de arma de fogo.

Ao todo, foram cumpridos 49 mandados de prisões preventiva, temporária e definitiva, além da apreensão de armas e munições. Entre as armas recolhidas pela PF estão: 07 espingardas ou rifles calibres 12. 28 e 36; 15 pistolas calibre 9 mm; 4 pistolas calibre 380; 2 revólveres calibre 38 e 1 revólver calibre 357. Outras prisões também ocorreram por dívidas alimentícias, que resultaram na prisão dos inadimplentes.

Por conta da prisão, os alvos da investigação quebraram o requisito da idoneidade, necessário para a obtenção da arma de fogo. Diante dos fatos, a PF está adotando medidas de apreensão cautelar de armamentos e documentos para que posteriormente haja o processo de cassação de porte de arma.

O Exército Brasileiro também deve ser comunicado para que realize a cassação das autorizações concedidas aos CACs. Após a prisão, os alvos da operação serão encaminhados ao sistema prisional dos respectivos estados.