A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão expedidos pela 2ª Vara Federal de Belo Horizonte contra um brasileiro que estava deixando o país para se juntar ao grupo terrorista Estado Islâmico.

O homem, que não teve a identidade revelada pela polícia, foi capturado no portão de embarque internacional do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Foto: Reprodução/PFPolícia Federal

Após a prisão, também foram cumpridos outros mandados de busca e apreensão nas cidades de São José dos Campos (SP) e Barbacena (MG). A investigação da Polícia Federal apura a conduta criminosa de integrar e promover organização terrorista. Segundo a Lei n.º 13.260/2016, esse tipo de ação é crime e tem como pena a reclusão de cinco a oito anos e multa.

Terroristas no Brasil

Não é a primeira vez que esse tipo de ação policial é realizado aqui no país. Em 2016, 13 pessoas foram acusadas de tentar formar uma organização criminosa para promover no Brasil a facção terrorista do Estado Islâmico, posteriormente, a justiça condenou oito delas.

Em 2018, o Ministério Público Federal também acusou mais 11 pessoas de promover o terrorismo no país e de recrutarem um menor de idade para a participação em ataques terroristas.