A Polícia Civil do Piauí realizou, na manhã desta sexta-feira (19), solenidade com entrega de Medalha do Mérito Policial aos policiais civis, em alusão ao Dia do Policial Civil, comemorado no dia 21 de abril. O evento ocorreu, no auditório da Acadepol, na zona sul de Teresina. Ao todo 72 homenageados, entre delegados, agentes, escrivães e peritos foram homenageados.

Clique aqui e confira a relação dos homenageados

Em entrevista ao GP1, o secretário da Segurança, Chico Lucas, destacou algumas das ações que ainda serão implementadas para melhorar a Polícia Civil do Piauí. “Nós temos a reestruturação dos prédios, estamos reformando os prédios, adquirindo equipamentos. Temos também a estruturação das carreiras, que foi uma das coisas que nós avançamos e vamos avançar ainda mais. Agora, o mais importante para a população são os resultados, então a população espera que os resultados sejam alcançados e é essa a nossa meta, ver como é que a gente pode trabalhar para que esses resultados sejam alcançados”, pontuou Chico Lucas.

O secretário falou ainda sobre a construção da nova sede que vai abrigar o Departamento de Repressão ao Crime Organizado e o Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico. “Teremos uma nova uma sede, foi licitada, é um prédio onde vai funcionar, muito provavelmente, o DRACO e o DENARC, pela similaridade das atribuições, já que o crime organizado está muito envolvido com o tráfico de drogas”, explicou Chico Lucas.

Motivação

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, ressaltou que dias como o de hoje são para motivar ainda mais os policiais na prestação do serviço que chega à população. “Hoje é um dia de comemoração, é um dia de motivar mais ainda os policiais civis a continuarem exercendo seu ofício com prazer, com vontade de servir, com vontade de realmente prestar um bom serviço à população. E nesses últimos anos, principalmente, do ano passado para cá, a Polícia Civil do Piauí teve uma evolução significativa tanto na legislação, que robusteceu a estrutura da Delegacia Geral, os policiais receberam gratificações, muito mais gratificações do que tinham antes, houve incremento de veículos e na parte de informática. E estamos fazendo esse devido reconhecimento através das medalhas que servem, inclusive, para que eles consigam as suas promoções”, frisou o delegado Luccy Keiko.

Promoções

“Nós também deflagramos o processo de promoção, que deve ocorrer nos próximos dois meses. O que nós queremos é motivar o policial com as ferramentas necessárias para que a gente consiga o resultado, que é diminuição de criminalidade”, concluiu Luccy Keiko.

Homenagens

Os homenageados se destacaram no exercício de suas funções pela defesa da lei, da sociedade, da ordem, da disciplina, pelo respeito aos valores institucionais, exercendo com efetividade as atribuições da Polícia Judiciária, bem como na investigação das infrações penais, promovendo a ordem pública e lutando em prol da população do Estado do Piauí, contribuindo para a redução da criminalidade e intensificação da qualidade dos serviços prestados pela honrosa Polícia Civil do Piauí.

Além das medalhas, também foram entregues Troféus de Honra ao Mérito a equipes de unidades policiais da capital e do interior.

Autoridades e profissionais de órgãos estaduais receberam a “Medalha Delegado Francisco Carlos Bonfim Filho”, instituída pelo Decreto 22.223 de 14 de julho de 2023, tendo em vista a prestação de serviços, parceria e colaboração com a Polícia Civil do Piauí.