Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação contra uma organização criminosa suspeita de aliciar brasileiros e enviá-los ao exterior para exploração laboral e coação à prática de crimes cibernéticos. A operação, denominada Dark Bet , iniciou investigações após a prisão de 109 pessoas na Nigéria, entre elas cinco brasileiros, acusados da prática de crimes cibernéticos.
As apurações identificaram esquema estruturado de recrutamento de vítimas, realizado por meio de redes sociais e plataformas digitais, com promessas de altos salários e oportunidades de trabalho em empresas do setor de jogos online.
No exterior, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, retenção de documentos, restrição de liberdade, vigilância armada e imposição de dívidas. A investigação revelou que os brasileiros foram contratados por uma empresa de jogos esportivos, uma das famosas bets, que opera em duas plataformas no território nacional, a 6z e Afun.
A operação tem como objetivo coletar provas, interromper atividades criminosas e responsabilizar os envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas para fins de exploração laboral, redução à condição de trabalho escravo, organização criminosa e outros delitos correlatos.
Os investigadores cumprem 11 mandados judiciais de busca e apreensão nos estados do Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP), além de medidas cautelares pessoais e patrimoniais, como bloqueio e sequestro de bens e valores que superam R$ 446 milhões. Além disso, também buscam cumprir quatro prisões temporárias expedidas pela Justiça Federal.
A Justiça determinou, ainda, a suspensão das atividades empresariais das pessoas jurídicas envolvidas, assim como a retirada do ar de duas plataformas de jogos esportivos (“bets”).