Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Detento é morto por enforcamento na Casa de Custódia em Teresina

De acordo com informações do Sinpoljuspi, um PM percebeu um tumulto na cela 12 do Pavilhão H, por volta de 3h40, e acionou os agentes penitenciários.

Um detento identificado como Ítalo Messias Araújo Carvalho, 20 anos, foi morto por enforcamento na madrugada desta sexta-feira (03) na Casa de Custódia, zona sul de Teresina.

De acordo com informações do vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, um policial militar, que se encontrava na guarita superior da Casa de Custódia, percebeu um tumulto na cela 12 do Pavilhão H, por volta de 3h40 da madrugada, e acionou os agentes penitenciários. “Imediatamente os agentes foram até a cela e quando chegaram o preso estava pendurado nas grades. Utilizaram lençóis, conhecidos como ‘Teresa’ para enforcar o preso, da mesma forma que mataram o outro no mês passado”, explicou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí

Ainda de acordo com Kleiton Holanda, este é o terceiro detento da Casa de Custódia que é assassinado por enforcamento. “Veja só, o primeiro foi aquele que saiu para ser transferido para Floriano e morreu enforcado dentro da viatura. O segundo foi dentro da Casa de Custódia, enforcado por lençóis e esse de hoje da mesma forma. É a maneira que eles encontraram agora para dificultar as investigações. É uma situação que merece uma intervenção mais acentuada de segurança e do jeito que está vai ocorrer mais homicídios por conta dessa superlotação em que se encontra o sistema prisional do Piauí”, ressaltou.

Os policiais da Delegacia de Homicídios foram acionados e já estão no local. “A gente ‘tá’ aguardando a Perícia. Foram encontrados alguns hematomas nas costas do detento e a Perícia vai identificar como pode ter ocorrido a morte. O que é comum, nesses casos, é que quando um preso vai ser assassinado os outros ficam sabendo. Esse detento foi julgado e sentenciado”, pontuou.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) informou por meio de nota que uma sindicância irá apurar as circunstâncias da morte do detento.

Confira a nota na íntegra!

A gerência da Casa de Custódia de Teresina está investigando a causa da morte do detento Itallo Messias Araújo Carvalho, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (3). A gerência informa que Itallo estava preso na unidade desde 14 de dezembro de 2016, por tráfico de drogas. A Delegacia de Homicídios e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para fazer a perícia e fazer encaminhamentos necessários sobre o caso. A Secretaria de Justiça do Estado está abrindo sindicância para apurar as circunstâncias da morte do detento.

Gerência da Casa de Custódia de Teresina

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.