Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PM impede fuga de detentos na Casa de Custódia de Teresina

10 detentos tentaram fugir pela passarela do pavilhão A da Penitenciária Professor José de Ribamar.

Cerca de 10 detentos tentaram fugir pela passarela do pavilhão A da Penitenciária Professor José de Ribamar, a antiga Casa de Custódia, localizada na zona sul de Teresina. O caso aconteceu por volta das 00h30, deste sábado (17). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi).

Em entrevista ao GP1, o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, informou que esses dez detentos fazem parte de um grupo especial que não pode ficar junto dos outros presos sob o risco de serem assassinados. “Foram 10 internos que tem problema de relacionamento com outros detentos e que não podem entrar em pavilhão nenhum, eles ficam o dia todo no parlatório que é a área onde os advogados vão conversar com os presos, porque se colocar nos pavilhões igual aos outros, eles terminam sendo assassinados. A noite eles vão para o Pavilhão A, que é o pavilhão que está desativado lá na Casa de Custódia porque não garante uma segurança 100%, mas por falta de outros locais a noite eles são levados pra lá. Seis deles chegaram recentemente, juntou com os 4 que já estavam, formou os 10”, informou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí Kleiton Holanda

O presidente do Sinpoljuspi, relatou ainda que um policial militar que estava de guarda conseguiu coibir a fuga dos detentos. “Na 00h30 deste sábado foi avistado pelo guarda de sentinela, o militar que fica fazendo a ronda, na parte superior da unidade, que é a parte que compete a PM, o detento já chegando na passarela que dá acesso as guaritas e a rua, ele interceptou esse 1º detento e acionou rapidamente os outros agentes que entraram rapidamente mesmo com dificuldade ao pavilhão e retiraram os outros nove detentos que estavam também tentando fugir e levaram novamente até o parlatório, para que providências fossem adotadas pelo diretor da unidade”, disse.

Segunda tentativa de fuga em 24h

Essa é a segunda tentativa de fuga da Casa de Custódia em 24h, na madrugada da última quinta-feira (15), 200 detentos tentaram fugir por um buraco do pavilhão B.

Para Kleiton Holanda a culpa das fugas é da superlotação do presídio. “É a segunda tentativa de fuga em 24h na Casa de Custódia impedidas pelos agentes e PM’s. E isso não vai mudar enquanto não for resolvido o problema de superlotação e da quantidade de servidores. São 336 vagas para 1.100 detentos custodiados e pouco pessoal para ficar nos plantões”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.