Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí registrou 613 homicídios em 2018, diz Secretaria de Segurança

Em Teresina, capital do estado, os casos subiram de 319 para 322 um aumento de 0,94%.

Hélio Alef/GP1 1 / 9 Coronel Rubens Perreira falando sobre os dados de criminalidade Coronel Rubens Perreira falando sobre os dados de criminalidade
Hélio Alef/GP1 2 / 9 Delegado João Marcelo Delegado João Marcelo
Hélio Alef/GP1 3 / 9 Rubens Perreira e Delegada Delegada Eugênia Villa Rubens Perreira e Delegada Delegada Eugênia Villa
Hélio Alef/GP1 4 / 9 Delegada Eugênia Villa Delegada Eugênia Villa
Hélio Alef/GP1 5 / 9 Delegacia Geral do Piauí Delegacia Geral do Piauí
Hélio Alef/GP1 6 / 9 Coronel Rubens concede entrevista ao Portal GP1 Coronel Rubens concede entrevista ao Portal GP1
Hélio Alef/GP1 7 / 9 Coronel Rubens Coronel Rubens
Hélio Alef/GP1 8 / 9 Delegado Geral do Piaui Luccy Keiko Delegado Geral do Piaui Luccy Keiko
Hélio Alef/GP1 9 / 9 Delegado Geral do Piaui Luccy Keiko Delegado Geral do Piaui Luccy Keiko

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, divulgou na manhã desta terça-feira (08), os dados dos indicadores de criminalidade referentes ao ano de 2018. De acordo com os índices, houve uma redução no número de homicídios no interior do estado, já na capital houve um aumento de 3 (três) homicídios em relação ao ano de 2017.

Representantes da Segurança Pública, delegados da Polícia Civil dos distritos metropolitanos e comandantes dos batalhões da Polícia Militar, se reuniram na Delegacia Geral para avaliar os dados estatísticos do estado.

O Piauí registrou em 2018 um total de 613 homicídios. Apesar da queda não ter sido tão significativa, houve uma diminuição em relação a 2017, que foram 654. Em Teresina, subiu de 319 para 322 um aumento de 0,94%. O bairro onde ocorreram mais homicídios foi a Santa Maria da Codipi, na zona norte da capital aos quais 60% deles foram por arma de fogo.

No interior, houve uma considerável queda na prática de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIS), onde foram registrados 291 em 2018 e em 2017, foram 335, uma redução de 13,13%. Os dados também apontaram que em 2018, 118 municípios não registraram homicídios.

O relatório foi coordenado pelo delegado João Marcelo Brasileiro, no qual foi feito um panorama em relação aos últimos 4 anos, ou seja, é a mesma metodologia usada desde 2015. “Os dados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIS), vem de um banco de dados que a gente tem, um sistema próprio de monitoramento desses crimes, então fazemos cruzamentos de várias fontes, do IML, dos B.Os, até da imprensa, porque a gente sempre checa o sai na mídia, até de crime contra o patrimônio, por isso que é importante quando a gente vai checar esses dados pedir que as vítimas compareçam as delegacias, porque um crime registrado é um crime que vai ser visto e assim podemos direcionar o policiamento”, disse o delegado João Marcelo.

O delegado ainda destacou que a taxa de redução dos homicídios no estado é a menor desde 2014. “Em geral percebemos uma redução na taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado que chegou a ser a menor taxa desde 2014. Já um dado preocupante foram os roubos de veículos que tiveram um aumento de mais de 30%”, revelou.

O nível da idade de vítimas de homicídios são:

Capital - entre 15 e 29 anos

Interior- 25 e 39 anos

Piauí no geral- 20 a 34 anos

De acordo com o delegado geral Luccy Keiko, nos últimos quatro anos do governo houve uma redução de cerca de 30% nos crimes violentos letais. “Durante esses quatro anos de governo, nós tivemos uma redução de quase 30% nos CVLIS, 27,8% mais precisamente, de 2017/2018 praticamente se manteve estável com um aumento de 0,94%, logicamente nós queremos diminuir ainda mais esse índice de criminalidade, adotando critérios objetivos com essa política de riscos que o governador nos orientou a fazer”, informou Keiko.

“Fora isso queremos implementar uma outra equipe na delegacia de Homicídios, a pedido do coordenador, o delegado Barêtta, para dividir uma determinada área que ele acha que está precisando de um reforço maior, em fazer essas ações integradas, os maiores distritos da capital vão receber um delegado adjunto, como no Parque Piauí, Santa Maria da Codipi nós queremos colocar uma estrutura maior, combater de forma mais eficaz os crimes de maneira geral, principalmente esses crimes mais graves, praticados com violência”, afirmou o delegado.

Roubos de carros

Os indicadores apontaram um aumento de mais de 30% nos roubos e furtos de veículos no estado, o delegado geral Luccy Keiko, afirmou que essa é uma situação peculiar, que vem sendo tratada com cuidado pela Polinter.

“O roubo de carro ele tem uma situação bem peculiar, a Polinter vem recebendo não raras as vezes registros de roubo/furto de veículos que não foram roubados ou furtados, o que acontece, é que a pessoa tem um descumprimento contratual, compra um carro financiado, e resolve vender para uma terceira pessoa assumir as prestações, aquela pessoa que comprou o carro não paga nenhuma prestação e o nome do vendedor vai pro SPC/SERASA, ele querendo então reaver o carro ele registra uma ocorrência de roubo/furto na Polinter então estamos tentando diminuir essas falsas ocorrências, justamente fazendo um procedimento contra quem informar essa notícia falsa”, afirmou Keiko.

“Isso não quer dizer que não tenha aumentado não, pode ter aumentado sim, por isso vamos trabalhar para tentar diminuir. A Polinter já está orientada além do trabalho investigativo que já vem sendo feito de forma bem eficaz, já que foi uma das delegacias que mais chegou ao indiciamento de pessoas em 2018, estamos agora estabelecendo outra diretriz, que é a questão das barreiras, a exemplo de como fizemos nas pontes nesse mês de dezembro, a ação resultou em um trabalho bem positivo”, completou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.