Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sindepol quer nomeação de aprovados no concurso da Polícia Civil

Segundo o delegado Higgo Martins, a Polícia Civil do Piauí sofre com a ausência de mais de 60% no quadro de servidores.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí, Higgo Martins, relatou ao GP1 as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da Polícia Civil no estado em desempenhar suas atividades. Segundo o delegado, a Polícia Civil do Piauí sofre com a ausência de mais de 60% no quadro de servidores. Por conta disso, ele cobrou a necessidade do Governo do Estado de se convocar os aprovados no último concurso realizado para a instituição.

Higgo Martins pediu sensibilidade do governador Wellington Dias (PT) e falou que o número deficitário aumenta nas cidades do interior do estado e o problema se espelha de forma igual em relação à Polícia Militar no atendimento à segurança pública do estado.

“É uma dificuldade muito grande para a gente poder desempenhar as funções da Polícia Civil, principalmente para a população do interior do estado do Piauí que é carente desse atendimento, tanto por parte da Polícia Civil como por parte da Polícia Militar. Nós temos um concurso em andamento, ressalvo que ele está finalizado e nós precisamos que o governo do estado tenha sensibilidade para homologar esse concurso público”, disse o delegado.

  • Foto: Helio Alef/GP1Higgo MartinsHiggo Martins

Conforme informou Martins, o número reduzido de profissionais se dá pela ausência de concursos realizados pelo Governo do Estado. Higgo solicitou que o governador convoque os novos profissionais aprovados no último certame para oxigenar o contingente à disposição da Polícia Civil do estado.

“Esse déficit se dá com a não realização de concursos públicos. Quando não se tem um concurso público realizado, não se tem nomeações, esse quadro fica deficitário. A gente precisa que o Governo tenha essa sensibilidade de imediato realizar a homologação do concurso, que já foi finalizado e nós temos candidatos aptos para isso, que se inicie o curso de formação, porque a Polícia Civil precisa de novos policiais”, finalizou.

Outro lado

Conforme infomou a Secretaria de Segurança Pública, através de nota ao GP1, não há prejuízos nas unidades policias sob déficti no quadro de servidores. Conforme narrou, a SSP destacou que segue uma orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública em unificar os cargos de agente e escrivão.

Quanto à questão do concurso, a entidade revelou que o último certame disponibilizou 250 vagas, mas não soube informar a data da homologação.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Segurança Pública informa que não há nenhum prejuízo nas unidades da Polícia Civil no Estado quanto ao serviço de cartório função de escrivão de polícia. Em todo o Brasil, por orientação da SENASP, ocorre a unificação dos cargos de agente e escrivão. No Piauí há um projeto de lei para votação na Assembleia Legislativa propondo essa mudança e o último concurso foi realizado alinhado a essa tendência, para agente de polícia com 250 vagas de cadastro de reserva.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.