Fechar
GP1

Teresina - Piauí

DHPP divulga imagem do acusado de participar da morte de empresário

Trata-se de Hiago Samuel dos Santos Rocha, piloto da moto usada no latrocínio de Ailton Dantas Saraiva.

O GP1 teve acesso à imagem de um dos acusados de participação no assassinato do empresário Ailton Dantas Saraiva, de 71 anos, durante um assalto ocorrido no último dia 07 de julho deste ano, no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. Trata-se de Hiago Samuel dos Santos Rocha, piloto da moto usada no momento do crime. O DHPP busca agora contar com ajuda da população para que possa reconhecê-lo e denunciar seu paradeiro, a fim de que a polícia possa dar cumprimento ao mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Piauí.

Em entrevista ao GP1, na manhã desta quinta-feira (10), o delegado Danúbio Dias afirmou que os investigadores conseguiram identificar o piloto da moto; o comparsa, que efetuou o disparo, e uma terceira pessoa, que é proprietária da motocicleta usada durante o crime. Todos eles estão foragidos.

  • Foto: Divulgação/DHPPHiago Samuel dos Santos RochaHiago Samuel dos Santos Rocha

“Eles não foram presos, porque ainda não foram localizados, apesar dos esforços que a equipe e eu temos feito na tentativa de localizá-los. O fato ocorreu no dia 7 de julho e 10 dias depois nós tínhamos a confirmação da identificação do piloto da moto, que foi quem organizou o crime. Esse indivíduo em questão foi quem conseguiu a moto usada no crime e deu fuga ao autor do disparo que, possivelmente, seja um menor. Quinze dias depois nós estávamos com um mandado de prisão temporária contra o autor do crime e, desde então, o piloto da moto é considerado foragido”, explicou.

Família do acusado dificulta ação policial

O delegado afirmou que o trabalho de investigação de campo já conseguiu identificar, através de mandado de busca e apreensão na casa da mãe de Hiago, que há uma tentativa incessante de dificultar o trabalho da Polícia Civil. Três pessoas estão atuando de forma organizada para fazer contato com Hiago e mantê-lo privado de qualquer investida da polícia.

  • Foto: Alef Leão/GP1Danúbio DiasDanúbio Dias

“Quando nós identificamos o piloto da moto, que é a figura fundamental, pois ele foi quem chamou o menor para participar do crime, nós nos concentramos em tentar capturá-lo. Ele, na realidade, não é piauiense, é do Maranhão e nós demoramos certo tempo para localizarmos o endereço da família dele. Toda a família dele tem feito um esforço muito grande de escondê-lo da gente. Por exemplo: em uma das buscas que fizemos na casa da mãe dele nós descobrimos o seguinte, veja só a operação para escondê-lo: ele se esconde no interior do Maranhão, eles não se falam ao telefone, não mandam mensagens sobre a localização dele e a operação para poder escondê-lo envolve pelo menos três pessoas: uma manda um recado, sem ser via eletrônica, a pessoa que tem a localização dele vai até certo ponto e desse certo ponto, outra pessoa o leva até o esconderijo. Então, é uma situação para nós atípica porque, em regra, os autores de latrocínio não têm essa estratégia de se esconder”, explicou o delegado.

Condutas definidas

Danúbio Dias ressaltou que todo o trabalho de investigação foi bastante elaborado, delimitando a participação de cada um dos alvos na ação delitiva. Para o delegado, o inquérito está embasado em provas técnicas, que atestam a conduta criminosa dos investigados.

“A investigação quanto à participação dele é absolutamente conclusiva, nós não nos limitamos a simplesmente ouvir pessoas, foi um trabalho técnico que nós desenvolvemos e temos a certeza absoluta de que é ele e ele sabe disso, porque ele sabe que quando for capturado pela gente terá um bom tempo de pena para cumprir”, acrescentou.

  • Foto: Alef Leão/GP1Danúbio DiasDanúbio Dias

Disk denúncia 181

Quem reconhecer o suspeito do crime e tiver informações que possam levar à sua localização, basta ligar para o telefone 181, gratuitamente, de forma anônima. “Caso a população o veja, que ligue para o 181. A pessoa que ligar vai ter o sigilo de sua identidade mantido, preservado”, finalizou o delegado Danúbio Dias.

Relembre o caso

O empresário identificado como Ailton Dantas Saraiva, de 71 anos, foi assassinado a tiros na noite do dia 7 de julho em um assalto no bairro Lourival Parente, zona sul de Teresina. A vítima teria esboçado uma reação quando dois criminosos o abordaram e acabou sendo alvejado com dois tiros.

Ailton Dantas era proprietário de uma fábrica de velas localizada no mesmo bairro e foi morto na frente de sua empresa, quando retornava para casa após ter ido comprar pães em uma padaria.

Câmera flagrou o crime

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Empresário reage a assalto e é morto a tiros no bairro Lourival Parente

Vídeo mostra momento em que empresário é assassinado no Lourival Parente

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.