Fechar
GP1

Polícia

Grupo preso na Operação Dom Casmurro beneficiava apadrinhados, diz delegado

“Os indícios apontam nos autos que era uma ação deliberada para beneficiar apadrinhados políticos e pessoas próximas da gestão", ressaltou o delegado Ferdinando Martins.

O delegado Ferdinando Martins, presidente do inquérito da Operação Dom Casmurro, disse em entrevista ao GP1, nessa quinta-feira (17), que o grupo criminoso formado para fraudar licitações e concursos públicos agia deliberadamente em benefícios de apadrinhados políticos, através do Instituto Machado de Assis e a Crescer Consultorias.

De acordo com o titular da Delegacia de Combate a Corrupção e a Lavagem de Dinheiro (DECCOR), durante as duas primeiras fases da operação, que tiveram o apoio do Ministério Público, os investigadores conseguiram identificar, dentre várias irregularidades, que alguns candidatos eram beneficiados nos certames organizados pelas duas empresas de modo que, em alguns casos, o candidato já sabia até mesmo em qual posição seria aprovado, mesmo sem preencher gabarito da prova.

  • Foto: Brunno Suênio/GP1Delegado Ferdinando MartinsDelegado Ferdinando Martins

“Os indícios apontam nos autos que era uma ação deliberada para beneficiar apadrinhados políticos e pessoas próximas da gestão. Algumas provas que a gente pôde usar deram para vislumbrar essa situação, eram empresas que agiam há mais de 10 anos no Piauí, certamente, frustrando sonhos, criando expectativas em pessoas e estudantes”, frisou.

O delegado pontuou ainda que embora a Polícia Civil continue fazendo seu papel de investigar, é necessário que a própria sociedade também colabore, denunciando casos de irregularidades. “Esperamos que a sociedade tenha mais diligência e os órgãos de controle também assumam certa posição ativa e a sociedade denuncie”, acrescentou.

Entenda o caso

Um servidor da Assembleia Legislativa do Piauí, identificado como Raimundo Wernes Fernandes Torres Filho, a empresária Elmira Paulo Dias, além da professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Rosimeyre Vieira da Silva, foram presos nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira (17) durante a segunda fase da Operação Dom Casmurro.

A ação foi deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (DECCOR), em conjunto com o Ministério Público do Piauí, através do GAECO e a Promotoria de Justiça de Cocal, com o apoio da Diretoria de Inteligência e Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil do Piauí.

  • Foto: Divulgação/PC-PICumprimento de mandados na segunda fase da Dom CasmurroCumprimento de mandados na segunda fase da Dom Casmurro

O servidor da Alepi e a empresária foram presos em Teresina e são considerados os líderes do esquema criminoso. Já a professora foi presa em Simões. Os três citados se juntam a outras cinco pessoas que também foram presas e fazem parte de um grupo voltado para fraudar procedimentos licitatórios e concursos públicos, onde figuram como beneficiadas as empresas Instituto Machado de Assis e Crescer Consultorias.

De acordo com a Polícia Civil e o Ministério Público, a ação dessa quinta teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão preventiva expedidos contra empresários, servidores públicos e demais integrantes do grupo criminoso que dirigia as empresas Instituto Machado de Assis e Crescer Consultorias, acusados de crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude em licitações.

Foram presos: Raimundo Wernes Fernandes Torres Filho, servidor da Alepi; Elmira Paulo Dias (empresária); Elza de Paula Dias Rodrigues; Heldiane de Paula Dias; Ailton Medeiros Rodrigues (todos pertencem ao quadro do Instituto Machado de Assis); Ayrton Medeiros Rodrigues, sócio da Crescer Consultorias; Marlen Oliveira Lopes Lemos; Rosimeyre Vieira da Silva, professora do IFPI;

Uma nona pessoa, identificada como Carlos Henrique Pereira Barbosa, também possui mandado de prisão preventiva e encontra-se foragida.

Ao final do inquérito produzido pela Polícia Civil, o Ministério Público do Piauí ofereceu denúncia à Justiça contra 13 investigados na Operação Dom Casmurro. Dentre eles, os nove alvos já citados no rol de investigados alvos de mandados de prisão preventiva e outras quatro pessoas: Andreia Virginia da Rocha Val; Regis Vieira de Brito; Kylvia Maria Sousa Herculano; Genário Benedito dos Reis.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Veja como atuava quadrilha presa na 2ª fase da Operação Dom Casmurro

Veja relação dos presos na 2ª fase da Operação Dom Casmurro

Prefeitura de Cocal diz que não tem relação com Operação Dom Casmurro

Operação Dom Casmurro: Empresas estão proibidas de realizar concursos

Empresas de concursos públicos são alvos da Operação Dom Casmurro

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.