Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Falso delegado é preso pelo Greco na zona norte de Teresina

Com ele foram encontrados vários documentos, armas de fogo e outros objetos que foram apreendidos durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Os policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) prenderam no final da manhã desta quarta-feira (12), na zona norte de Teresina, um homem identificado como Afonso Soares Brandão Júnior, suspeito de se passar por delegado da Polícia Civil do Piauí.

De acordo com o delegado Tales Gomes, coordenador do Greco, Afonso Brandão foi preso em um condomínio de apartamentos na região da Santa Maria da Codipi. “Recebemos a informação que tinha um sujeito se passando por delegado em Teresina e até mesmo no interior do estado. Conseguimos identificar o sujeito e o local onde estava residindo. Tínhamos informação que ele usava arma de fogo e praticava crimes se passando por delegado. Após a identificação, da qualificação dele e do endereço representamos pela busca e apreensão e o juiz Luís Henrique [da Central de Inquéritos] prontamente concedeu o mandado. Chegamos ao apartamento e ele nos recebeu com uma pistola na cintura, mas não reagiu”, declarou.

  • Foto: Reprodução/WhatsAppAfonso Soares Brandão Júnior, falso delegadoAfonso Soares Brandão Júnior, falso delegado

Com ele foram encontrados vários documentos, armas de fogo e outros objetos que foram apreendidos durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Dentre os documentos apreendidos estavam uma carteira falsa de delegado e um distintivo falsificado. De acordo com a Polícia Civil, Afonso Brandão já tem passagem na polícia por violência doméstica e roubo de carro.

Ainda segundo o delegado Tales, a informação preliminar é que Afonso Brandão se passava por delegado para intimidar as pessoas e praticar roubos. “As informações que nós temos é que ele fazia isso para poder chegar na pessoa, abordar e roubar, porque a vítima vendo que o sujeito é polícia não vai querer denunciar, com medo”, colocou o delegado.

  • Foto: Alef Leão/GP1Identificação do suspeitoIdentificação apresentada pelo suspeito

As investigações apontam a ligação de Afonso Brandão com um grupo criminoso preso no município de Amarante. “As informações que nos levaram a investigá-lo indica que ele participava de um grupo que foi preso, de pessoas que estavam se passando por policiais na região de Amarante”, informou.

Tales Gomes explicou que o acusado chegou a dizer que é graduado em Direito, mas não conseguiu sustentar a afirmação. “Ele disse que é delegado, que fez o curso de investigador, de detetive, que é bacharel em direito, mas eu fiz alguns questionamentos acerca da conclusão de curso e ele não soube evoluir no assunto comigo, demonstrando que é mentira”, destacou.

  • Foto: Alef Leão/GP1A prisão do suspeito foi realizada pelo GRECOA prisão do suspeito foi realizada pelo GRECO

Por fim, o delegado falou sobre os procedimentos que serão tomados em relação ao caso. “A princípio vai ser formalizada a questão da posse irregular por arma de fogo e dentro do prazo do inquérito vamos avançar na questão de alguma vítima que tenha sido lesada por ele e a questão de uso de documento falso”, concluiu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.