Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PF deflagra operação contra saques irregulares de precatórios no Piauí

Segundo a Polícia Federal, As investigações apontam, até o momento, um prejuízo de quase R$ 2 milhões aos cofres públicos.

A Polícia Federal, com o apoio da Caixa Econômica Federal, deflagrou no início desta quarta-feira (12) a “Operação Eleazar” em quatro estados do país, dentre eles, o Piauí.

Segundo a Polícia Federal, a operação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que realizava saques fraudulentos de precatórios em várias partes do Brasil. São pelo menos 19 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva nos estados do Piauí, especificamente, nas cidades de Teresina, Porto e Nossa Senhora dos Remédios, além do Maranhão, Pará e São Paulo.

  • Foto: Helio Alef/GP1Sede da PF em TeresinaSede da PF em Teresina

Ainda de acordo com a PF, a investigação teve origem após uma tentativa de saque ocorrida no estado de Santa Catarina. Os documentos utilizados durante as fraudes eram obtidos, em sua maioria, em cartórios do Piauí e Maranhão. As investigações apontam, até o momento, um prejuízo de quase R$ 2 milhões aos cofres públicos.

“No curso da investigação, foram obtidos fortes indícios de que a organização criminosa se aproximava de advogados através de aplicativo de mensagens, com a finalidade de que realizassem os levantamentos dos precatórios utilizando-se de documentos ideologicamente falsos, obtidos principalmente em cartórios do Maranhão e Piauí. Após os saques indevidos, os criminosos faziam sucessivas movimentações financeiras dos valores em contas de terceiros, para afastar a origem ilícita dos recursos e dificultar a identificação dos verdadeiros beneficiados com as fraudes”, explicou a Polícia Federal.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de organização criminosa, estelionato majorado, violação de sigilo funcional e lavagem de dinheiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.