Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cerca de 450 presos participaram de rebelião na Irmão Guido

A informação foi repassada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Sejus (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda.

Detentos da Penitenciária Regional Irmão Guido, localizada na BR 316 em Teresina, realizaram uma rebelião na manhã deste domingo (21) e causaram vários danos materiais na unidade prisional. A confusão generalizada ocorreu após a chegada de detentos que estavam na Casa de Detenção Provisória, em Altos, e foram diagnosticados com covid-19.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Sejus (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, explicou ao GP1 que cerca de 450 detentos dos pavilhões B, C e D se envolveram na rebelião. Apesar da grande quantidade de rebelados, os policiais penais conseguiram conter o motim sem vítimas e fugas.

“A rebelião foi por causa de presos que foram transferidos da CDP para a Irmão Guido durante essa semana. Eles foram testados para covid-19 e oito de dez detentos deram positivo para a doença. Com isso, os outros presos que não estão doentes se sentiram prejudicados, se exaltaram e houve essa rebelião de forma generalizada”, contou o presidente.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Irmão Guido Irmão Guido

Kleiton Holanda ressaltou o trabalho dos policiais penais para combater a confusão generalizada e disse que apenas danos materiais foram registrados.

“O objetivo dos detentos era quebrar tudo e chegar à área externa, mas rapidamente foram contidos. Os policiais que estavam de folga foram informados sobre a rebelião e rápido se deslocaram até o local, houve também dois grupos formados por policiais penas que ajudaram, o GTP (Grupo Tático Prisional) e o COP (Comando de Operações Prisionais)”, relatou.

Os danos da estrutura no geral foram cadeados quebrados e ferros retirados das celas para serem usados como armas brancas”, finalizou Kleiton.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presos quebram grades e iniciam rebelião na Penitenciária Irmão Guido

Tropa de Choque da Polícia Militar controla rebelião na Irmão Guido

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.