Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Procuradoria-Geral vai acionar a Justiça para garantir ônibus em Teresina

O pedido foi feito pela Strans a Procuradoria-Geral do Município nesta terça-feira (26) para que seja garantida a frota mínima de ônibus nas ruas.

O superintendente da Strans, major Claudio Pessoa, informou durante entrevista ao GP1, nesta terça-feira (26), que encaminhou pedido para que a Procuradoria Municipal consiga, através da Justiça, garantir a manutenção da quantidade mínima de ônibus circulando nas ruas. Desde essa segunda-feira (25), motoristas e cobradores do transporte público da Capital cruzaram os braços, pedindo o pagamento do ticket alimentação por parte do Setut.

Segundo o superintendente, o pedido foi encaminhado ainda nesta terça-feira, dia seguinte à transferência de R$ 600 mil feita pela Prefeitura de Teresina ao Setut, a fim de que os trabalhadores recebessem os valores referentes ao ticket alimentação, tão logo retornassem aos seus postos de trabalho, o que não ocorreu na manhã de hoje.

“Nós motivamos a Procuradoria-Geral do Município, solicitando dela as providências devidas acerca da manutenção das garantias e dos direitos fundamentais dos usuários do transporte coletivo urbano de Teresina, pois a competência para propor essa ação é da procuradoria, a Strans apenas motiva, tão somente, com fulcro nos princípios que estão esculpidos no direito social da Constituição Federal e na lei de greve. Então, será uma ação proposta pela Procuradoria com o fim de dar garantia aos usuários sobre a quantidade mínima de ônibus circulando”, explicou Claudio Pessoa.

Foto: Alef Leão/GP1Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades em Teresina
Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades em Teresina

Na manhã desta terça-feira, o secretário de finanças do município, Robert Rios, informou ao GP1 que embora a Prefeitura de Teresina não tivesse obrigação de garantir o pagamento do ticket alimentação para que o Setut pudesse repassá-lo aos trabalhadores, o secretário iria pedir o estorno do valor, tendo em vista que os motoristas e cobradores não retornaram às atividades. Mas até a noite desta terça-feira (26) a Prefeitura de Teresina ainda não havia estornado o dinheiro.

“O repasse foi feito ainda ontem e eles continuaram em greve. Eu vou pedir o estorno do dinheiro, a devolução, como eles continuaram na greve estou pedindo o estorno. Agora motorista conversa com dono de empresa, nós não temos empresa de ônibus, quisemos ajudar, mas jogaram a ajuda no lixo”, afirmou.

A categoria, por sua vez, garantiu ao GP1 logo depois que somente retornaria às funções mediante pagamento na conta, mantendo a decisão que paralisou o sistema de transporte público na Capital desde essa segunda-feira.

Strans cadastra transporte alternativo

A Strans informou também que já dispunha de um cadastro com cerca de 80 veículos que serão distribuídos por toda a Capital, enquanto durar a paralisação e que hoje outros 30 novos veículos foram cadastrados para reforçar o atendimento ao usuário.

“Nós continuamos recebendo cadastros para que esses veículos possam ser usados para prestar esse serviço essencial aos teresinenses. Estamos disponibilizando um horário especial com um plantão aguardando”, finalizou Claudio Pessoa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.