Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Homem é baleado por guarda municipal durante desocupação em Teresina

O terreno, que compreende uma Área de Preservação Permanente (APP), está ocupado desde novembro do ano passado.

Brunno Suênio/GP1 1 / 6 Local onde ocorreu a confusão Local onde ocorreu a confusão
Brunno Suênio/GP1 2 / 6 Marlene Reis Marlene Reis
Brunno Suênio/GP1 3 / 6 Materiais utilizados pelas pessoas que ocupam o local Materiais utilizados pelas pessoas que ocupam o local
Brunno Suênio/GP1 4 / 6 Local ocupado por moradores Local ocupado por moradores
Brunno Suênio/GP1 5 / 6 Guarda Municipal no local Guarda Municipal no local
Brunno Suênio/GP1 6 / 6 Agentes no local Agentes no local

Um homem identificado apenas como Dedé foi atingido com um disparo de arma de fogo na tarde desta quinta-feira (04), durante a desocupação de um terreno da Prefeitura de Teresina, na região do Vale do Gavião. De acordo com os ocupantes do terreno, um guarda municipal foi responsável por efetuar o disparo, que atingiu o pé do homem.

O terreno, que compreende uma Área de Preservação Permanente (APP), está ocupado desde novembro do ano passado. No início da semana, os guardas passaram a ir ao local, a fim de garantir que ocorresse a desocupação do terreno.

Segundo Marlene Reis, uma das ocupantes do terreno, na tarde de hoje, por volta de 12h30, o Dedé discutiu com os guardas e ao se dirigir até um dos GCMs com um facão, houve os disparos de arma de fogo e um deles atingiu o pé de Dedé. “Ele já tem uns 3 dias que provoca a polícia, já é senhor de idade. Ele estava com uma enxada para preparar o terreno dele, a polícia pediu para ele sair, aí levantaram uma pistola contra o idoso, que os ameaçou com um facão, mas se rendeu, largou o facão no chão. Mesmo assim efetuaram dois disparos contra o senhor”, explicou Marlene Reis, uma das ocupantes do terreno.

O homem foi encaminhado pelos guardas municipais para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Mais de 150 famílias

Ainda de acordo com Marlene Reis, no local vivem mais de 150 famílias. Segundo moradores, o terreno faz parte de um assentamento próximo ao Conjunto Miriam Pacheco, que abriga outras pessoas que antes viviam em áreas de risco.

“Aqui existem mais de 150 famílias, começamos aqui em novembro do ano passado. Nós estamos aqui porque é próximo de um assentamento, onde tem um terreno doado para a SDU Leste fazer o Conjunto Miriam Pacheco, só que sobraram hectares e a SDU colocou famílias em situação de risco lá, com isso, sobrou esse pedaço de terreno e quem não tem onde morar invadiu”, relatou.

O que diz a Guarda Municipal de Teresina

Por meio de nota, a Guarda Municipal disse que a ação ocorreu em legítima defesa. Após a situação, depois de a vítima ser levada para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e foi conduzida para a Central de Flagrantes.

Confira nota na íntegra

Sobre ocorrência envolvendo a Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), na tarde desta quinta-feira (04), em uma ocupação irregular no Vale do Gavião, na zona Leste de Teresina.

Cabe esclarecer que a GCM dava apoio à equipes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste) em uma ação de desocupação em terreno da prefeitura de Teresina.

Um dos ocupantes atacou a equipe com um facão que, em legítima defesa, efetuou um disparo de arma de fogo para cessar a tentativa de agressão. O lavrador de 52 anos foi atingido no pé esquerdo, recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para os procedimentos médicos necessários.

A ação em ocupações irregulares acontece desde o dia 23 de janeiro onde a GCM , cumprindo seu papel, dá apoio aos fiscais da SDU durante a retirada de estruturas de madeira de áreas institucionais da Prefeitura de Teresina.

A ocorrência contou com 20 GCMs , bem como a assistência militar da Polícia Militar.

Após atendimento médico, o lavrador será encaminhado à Central de Flagrantes, onde será ouvido pelo delegado que determina se será ou não instaurado inquérito policial.

O comandante da GCM, coronel Nixon Frota, informa que também será aberto procedimento interno para apurar a conduta do GCM e se houve excesso.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.