A formalização da federação entre Progressistas, Republicanos e União Brasil só deverá ocorrer no mês de fevereiro de 2024. Essa postergação da data, prevista inicialmente para este ano, será necessária para acertar os detalhes nos estados, tendo em vista que o União Brasil surgiu por último no debate para integrar o grupo.

No caso específico do Piauí, a federação vai ficar sob a tutela do Progressistas. A informação foi dada ao GP1 nessa sexta-feira (15) pelo presidente do Diretório do PP no Estado, Joel Rodrigues.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Joel Rodrigues

“A federação só deve ser formalizada em fevereiro, tendo em vista que o Progressistas e o Republicanos já estavam fechados, mas o União Brasil despertou depois para essa possibilidade. Então, ajustes precisam ser feitos nos estados. No caso do Piauí, a federação vai ficar com o Progressistas”, afirmou Joel.

Como fica Dr. Pessoa?

No estado, o Republicanos está sob a tutela do prefeito de Teresina Dr. Pessoa que vai para a reeleição em 2024 e está em campo oposto ao do PP e União Brasil que, aliás, tem o médico Sílvio Mendes como pré-candidato a prefeito da Capital. Diante dessa situação, Joel Rodrigues analisou que torna-se inviável a permanência de Dr. Pessoa no partido.

“PP está fechado com doutor Sílvio que é do União Brasil e nosso pré-candidato. Então, o prefeito terá que buscar um novo partido, inclusive, esse foi outro motivo para deixarmos para fevereiro a efetivação da federação, para dar tempo que os líderes procurem outros partidos e não sejam pegos de surpresa”, finalizou Joel Rodrigues.