A resistência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em entregar o Ministério do Desenvolvimento Social ao Progressistas, tem travado as discussões para a entrada do Centrão no governo. Atualmente, a pasta é chefiada pelo senador licenciado Wellington Dias (PT).

O posicionamento de Lula pode afastar também o Republicanos da Esplanada dos Ministérios, pois a ideia é fazer uma negociação sólida, que atende tanto ao PP, quanto ao Republicanos. Outra proposta ventilada é que o petista crie um novo ministério (Micro e Pequenas Empresas) e ofereça ao PP.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Presidente Lula e ministro Wellington Dias

Além da possibilidade de uma nova pasta, o comando da Caixa Econômica Federal também entra no rol de negociações, mas o PP insiste na pasta responsável pelo Bolsa Família.

Com o Republicanos, Lula tem a ideia de ofertar o Ministério dos Portos e Aeroportos ou o dos Esportes ao deputado federal Sílvio Costa Filho. Além das pastas, a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) é outro órgão em discussão.

Com a resistência do PP ao cenário apresentado por Lula, o presidente ficou de reavaliar a demanda do partido de Lira e dar um retorno ao presidente da Câmara.