O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesse sábado (9), durante entrevista a uma TV indiana, em Nova Delhi, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não será preso se participar da próxima cúpula do G20, que acontecerá no Brasil, em 2024. O petista ainda afirmou que a prisão de Putin seria um ato de desrespeito ao país.

“Eu acho que o Putin pode ir tranquilamente para o Brasil. Eu posso lhe dizer, se eu for o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há por que ele ser preso”, afirmou Lula. O petista ainda completou dizendo que “ninguém vai desrespeitar o Brasil, porque tentar prender ele no Brasil é desrespeitar o Brasil. É preciso as pessoas levarem muito a sério isso”.

Lula está na Índia para a cúpula do G20 e apesar da Rússia fazer parte do grupo, o presidente Putin não participou do encontro. Em março deste ano, o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de prisão contra Putin por crimes de guerra. Devido ao acordo, que o Brasil faz parte, o país deveria cumprir os mandados contra o presidente russo caso ele entre no território brasileiro.

O Brasil vai assumir a liderança do G20 em dezembro. Lula ainda lembrou que a próxima reunião do grupo deve acontecer na Rússia e afirmou que irá ao país para participar do encontro.