O governador Rafael Fonteles fez, nesta segunda-feira (5), a leitura da mensagem anual das realizações do Governo do Estado, em 2023. O documento foi apresentado durante a abertura da 2ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Piauí.

“Nosso modelo de gestão se destaca como o mais eficiente de todo o país, resultado que envolve planejamento, conhecimento e suor de um time inteiro. Resultado possível pela colaboração das gestões passadas do ministro Wellington e da ex-governadora Regina Sousa", disse Fonteles.

O governador falou ainda do seu plano de governo que se tornou, segundo ele, um plano de gestão. “Tivemos a oportunidade de fazer um plano de governo ancorado na realidade, mas um plano ousado. Foi criada uma infraestrutura com ciclo e tivermos mais certeza que esse é um plano de governo que virou um plano de gestão”, afirmou Rafael Fonteles.

“É nossa bússola e que nos fez desde o primeiro dia termos um roteiro de ações. Cada vez mais o povo do Piauí vai desejar que os candidatos majoritários tenham mais preparo e um plano claro, caso sejam eleitos. Essa nossa experiência vem sendo clara", completou o governador.

Destaques de 2023 e metas para 2024

“Tivemos, nesse ano de 2023, mais de 20 mil [novos empregos]. Fizemos concursos com efetivação de mais de 25 mil oportunidades de trabalho, emprego e renda. Já cumprimos mais de 25% da meta. Ao final do nosso mandato, com mais de 80 mil novos empregos, quem sabe, 100 mil empregos”, ressaltou Rafael Fonteles. Ainda conforme o governador, outra meta que ele pretender melhorar são as prestações dos serviços públicos. “Nós temos que fazer o SUS funcionar melhor, no papel é algo belíssimo, mas carece de mais financiamento e entendimento entre os entes”, pontuou.

Segurança Pública

Em uma das principais áreas de toda gestão, a Segurança Pública, Rafael falou do número de policiais e da redução em alguns crimes, como roubo de aparelhos celulares.

“Em relação à Segurança quem mais sofre são os mais pobres. Cuidar da segurança é cuidar dos mais pobres e nós temos o maior efetivo da história da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal e uma integração entre as instituições. Tivemos também a redução nos roubos de celulares e a reintegração desses aparelhos aos donos. Não tivemos instituições bancárias assaltadas, além da diminuição do roubo de cargas”, elencou Rafael.

Educação

“Saltamos de 27 mil para 70 mil alunos em escolas em tempo integral. Estamos com mais de 300 escolas em todo o estado, formando jovens de forma integral. Queremos aproximar o mundo do trabalho ao mundo da educação. São mais de 70 mil jovens fazendo cursos técnicos. Seremos primeiro país do mundo a colocar aula de inteligência artificial obrigatória em todas as escolas”, garantiu Rafael Fonteles.

Entrega do plenarinho reformado

Nesta manhã também foi entregue a reforma do Plenarinho Deputado Prado Júnior. Além de nova estrutura de som e refrigeração, o local ganhou estrutura de acessibilidade e nova área técnica.