O Governo Lula gastou no seu primeiro ano de mandato R$ 142 milhões com publicidade na TV Globo e canais afiliados à emissora fluminense. As informações são do Poder360 e foram divulgadas nesta sexta-feira (05).

Segundo a reportagem, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), chefiada por Paulo Pimenta (PT), e os 38 ministérios de Lula, aumentaram em 60% os investimentos em propagandas na Globo em relação à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No seu último ano de governo, em 2022, Bolsonaro gastou R$ 89 milhões em publicidade na emissora carioca. As informações foram baseadas nos dados corrigidos pela inflação do Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), um painel que reúne os pagamentos publicitários do Planalto e dos ministérios.

Com esse levantamento foi possível constatar que a Globo foi a única emissora cujos investimentos do Governo Lula em publicidade cresceram de forma significativa, enquanto as concorrentes Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV! e afiliadas tiveram seus valores reduzidos à metade ou até menos. Já a CNN Brasil teve um pequeno aumento, passando de R$ 1,4 milhão para R$ 1,5 milhão.

Em 2022, a distribuição de verba da Secom em publicidade governamental destinava 28% do total para a Globo. Atualmente, esse porcentual dobrou para 56%.

Como justificativa, a Secom argumentou que usa “critérios técnicos” definidos por agências contratadas para fazer a avaliação da distribuição dos recursos de comunicação.

Internet preterida

O levantamento mostrou ainda que o Governo Lula dá mais prioridade aos investimentos em sua imagem em TVs do que em outros veículos de mídia, como a internet, por exemplo.

A Secom usou, em 2022, 17,5% da verba de publicidade na internet, ao passo que em 2023, com Lula, esse investimento foi de 14,2% do total.