Será retomado, nesta segunda-feira (8), o julgamento das ações que podem levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). A sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está prevista para começar às 14h.

Sergio Moro responde a duas ações ajuizadas pelo Partido Liberal e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), onde é acusado de abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Nos dois processos, são questionados os gastos no período em que o ex-juiz e ex-ministro da Justiça desistiu de disputar a Presidência da República, optando por concorrer ao Senado.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Sergio Moro

O julgamento do caso iniciou no dia 1º de abril e foi retomado no dia 3, mas foi suspenso novamente após pedido de vista da desembargadora Cláudia Cristina Cristofani. A última sessão desta encerrou com o voto do desembargador José Rodrigo Sade, favorável à cassação e inelegibilidade de Moro. Agora, o placar está em 1 a 1, considerando o voto contrário do relator, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza.

Caso seja condenado, Sergio Moro, além de perder o mandato de senador, poderá ficar inelegível por oito anos. Ele poderá recorrer da decisão.