Através de um vídeo compartilhado nas redes sociais no dia de Natal (25), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) falou que as mensagens de Natal publicadas por ela e pelo marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) , se tornaram uma tradição.

O vídeo publicado no Instagram do Partido Liberal Mulher , em colaboração com Michelle, traz trechos de mensagens natalinas feitas pelo casal durante o período em que Bolsonaro foi presidente, além de imagens de Michelle cumprimentando apoiadores e crianças. “Levar a esperança aos lares do Brasil com palavras de amor e verdade. Já virou tradição desde 2019, as nossas mensagens de Natal chegam aos lares das pessoas de bem do Brasil na noite de Natal”, escreveu ela na legenda da publicação.

Um trecho do vídeo fala sobre a expectativa acerca de possíveis comentários e repercussões. “As melhores tradições são aquelas que trazem paz e alegria para o povo e as nossas mensagens de Natal são uma dessas boas tradições! Elas começaram em 2019 e continuarão até quando Deus permitir. Porque para nós, o que importa é fazer o bem e não os comentários que vêm! Feliz Natal”, diz no vídeo.

Pronunciamento

Na terça-feira (24/12), Michelle já havia feito um pronunciamento, exibido no Instagram no mesmo dia e horário (20h30) do discurso em rádio e TV do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Logo no início, um locutor afirma: “Forma-se agora a rede nacional de pessoas de bem, que vão transformar vidas e edificar a nação”. Em seguida, em meio a imagens de Michelle montando uma árvore de Natal, ela faz um apelo para que seus apoiadores orem por Jair Bolsonaro. O ex-presidente foi internado e passou por uma cirurgia nesta quinta-feira (25), feriado de Natal.

Sem anúncio no momento

“Fiquem fortes e corajosos, as trevas jamais impedirão a nossa luz de brilhar. Permaneçam firmes no propósito do nosso líder (Jair Bolsonaro). Peço que orem por ele”, disse a ex-primeira-dama.

Conteúdo estratégico

Na mensagem, Michelle fez um discurso baseado na data religiosa do Natal, enaltecendo o nascimento de Jesus. A ex-primeira-dama lamentou que famílias estejam separadas por causa das prisões relacionadas aos atos de 8 de janeiro, data em que ocorreram ações antidemocráticas que vandalizaram os prédios dos Três Poderes.

O vídeo também traz imagens de Bolsonaro no hospital e de Michelle chorando ao ver o marido debilitado. Ela continua: “Viver o Natal é ter consciência de que nossa vida é feita de recomeços e nascimentos. Cada dia que nasce é uma oportunidade para que também nós possamos renascer e renovar os nossos sonhos”, declarou.

A ex-primeira-dama falou com tristeza sobre o que a família tem enfrentado recentemente, classificando a situação como “provações”. “Existem dias em que as nossas provações parecem intermináveis, e essas situações tornam nossas vidas mais difíceis, fazendo com que esse necessário ‘nascer de novo’ pareça algo inalcançável. É justamente nesses momentos que devemos nos lembrar de que o nosso Salvador nasceu enfrentando grandes dificuldades. [Mas] nada disso conseguiu impedir que a luz brilhasse nas trevas e um menino nos fosse dado. A esperança surgiu e se expandiu, alcançando tudo e todos.”

Michelle encerrou seu discurso com um “shalom”, saudação hebraica a Israel. Na legenda, ela escreveu: “Viver o Natal é entender que a vida é feita de recomeços. Que cada novo dia seja um convite para renascer, renovar os sonhos, fortalecer a esperança e espalhar alegria no coração”.