O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento à nação na noite desta quinta-feira (17). A mensagem do mandatário será transmitida em rede nacional, em todos os canais de rádio e televisão.

Lula irá falar sobre a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto, caso os dois países não cheguem a um acordo.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Presidente Lula

O pronunciamento será feito a partir das 20h25 e terá aproximadamente cinco minutos. Nas redes sociais, a equipe do presidente divulgou a transmissão da mensagem em uma postagem com a seguinte frase: “Brasil soberano”.

No mesmo dia em que Trump anunciou o ‘tarifaço’, Lula se manifestou afirmando que o Brasil iria responder conforme a Lei de Reciprocidade, sancionada recentemente. Em entrevistas a meios de comunicação, o petista tem ressaltado a soberania nacional, mas também designou um comitê para negociar com o governo estadunidense.