O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13) que não acredita na aplicação do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros. A declaração foi dada após um evento oficial em São José dos Campos, quando o presidente comentou a possibilidade de uma sobretaxa de 25% entrar em vigor nesta semana.

Apesar da avaliação de Lula, integrantes do governo brasileiro trabalham com o cenário de confirmação das novas tarifas e aguardam a decisão oficial das autoridades norte-americanas. A equipe econômica também espera uma última reunião virtual com representantes do Departamento de Comércio dos Estados Unidos antes do anúncio definitivo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente Lula

Negociações seguem sem acordo

As chances de um entendimento prévio entre os dois países diminuíram após declarações do governo norte-americano indicando que ainda existem divergências importantes nas negociações comerciais. Mesmo assim, negociadores brasileiros avaliam a possibilidade de ampliação da lista de produtos isentos da sobretaxa.

O novo pacote tarifário foi recomendado após uma investigação conduzida pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. O relatório concluiu que o Brasil adota práticas consideradas discriminatórias no comércio bilateral e sugeriu a aplicação da sobretaxa de 25%, embora com algumas exceções.

Governo considera medida injusta

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, afirmou que as possibilidades de um acordo antes do prazo são mínimas. Segundo ele, temas como o Pix, o etanol e as tarifas sobre o açúcar brasileiro continuam sendo os principais pontos de divergência entre os dois países.

O governo brasileiro classifica a recomendação do USTR como abusiva e injusta e afirma que não aceitará concessões consideradas contrárias aos interesses nacionais. Entre os temas tratados como sensíveis está a eventual redução do imposto de importação sobre o etanol norte-americano.

Sem anúncio no momento

Expectativa é manter diálogo

Na última sexta-feira (10), Lula voltou a discutir o assunto com ministros e auxiliares. A avaliação do governo é que, caso as tarifas sejam confirmadas, poderá haver um período de implementação que permita a continuidade das negociações e a tentativa de reduzir os impactos sobre as exportações brasileiras.

Os Estados Unidos devem anunciar oficialmente sua decisão nos próximos dias, e o governo brasileiro prepara possíveis medidas de resposta caso a sobretaxa seja efetivamente aplicada.