Fechar
GP1

Canavieira - Piauí

Justiça aceita denúncia contra Zé Nordeste e dono de construtora

Em sua decisão, o juiz Brunno Christiano afirmou que existem provas suficientes para embasar a denúncia e decidiu aceitar a representação formulada pelo Ministério Público Federal.

A Justiça Federal no Piauí decidiu aceitar denúncia contra o ex-prefeito de Canavieira José Donato de Araújo Neto, conhecido Zé Nordeste, e o empresário Antonio Francisco Xavier. A ação penal foi autuada na Vara Única de Floriano, sob a responsabilidade do juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, no dia 20 de outubro.

De acordo com a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal, Zé Nordeste, durante sua gestão como prefeito de Canavieira entre 2001 e 2004, desviou em proveito próprio recursos obtidos com a alienação de um veículo adquirido por meio de convênio firmado com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ainda consta que, já nos anos de 2007 e 2008, Zé Nordeste teria desviado recursos de um convênio em favor de Antonio Francisco Xavier, dono da Construtora Alegrete Ltda., que não executou as obras para as quais foi contratado.

Em sua decisão do dia 18 de outubro, o juiz Brunno Christiano afirmou que existem provas suficientes para embasar a denúncia. Dessa forma, ele decidiu aceitar a representação e determinou a citação de Zé Nordeste e Antonio Francisco para apresentarem resposta escrita à acusação, ocasião em que poderão elencar preliminares e toda a matéria de defesa, apresentar documentos e justificações, apontar provas e testemunhas a serem ouvidas, qualificando-as e requerendo sua intimação, se necessário.

Ação penal

Em outubro deste ano, o juiz Brunno Christiano já havia recebido uma denúncia contra Zé Nordeste. Nesta, o ex-prefeito e o empresário Ranieri Waquim Massari são acusados de desviar R$ 319.711,99 (trezentos e dezenove mil, setecentos e onze reais e noventa e nove centavos) referentes a um convênio firmado com a Funasa. Na mesma ação, eles também respondem por poluição ambiental, visto que autorizaram que as residências realizassem ligações com o sistema de esgoto, o que resultou no despejo de resíduos em local inapropriado.  

Outro lado

Procurados pelo GP1 nesta terça-feira (08), os denunciados não foram localizados para comentar a denúncia. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.