Fechar
GP1

Picos - Piauí

Gil Paraibano vai denunciar Padre Walmir à Justiça Eleitoral

A informação foi confirmada no último sábado, 17, pela deputada Belê Medeiros (PP), sobrinha do ex-prefeito Gil Paraibano (PP).

A assessoria jurídica do candidato derrotado à Prefeitura de Picos, empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), vai ingressar com uma representação na Justiça Eleitoral contra o prefeito reeleito, Padre José Walmir de Lima (PT), por abuso de poder econômico. A informação foi confirmada no último sábado, 17, pela deputada Belê Medeiros (PP).

Segundo a deputada Belê Medeiros (PP), existem algumas representações em andamento, inclusive, uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que deverá ser protocolada na justiça eleitoral no próximo dia 2 de janeiro.

  • Foto: José Maria BarrosInformação sobre ações foi confirmada pela deputada Belê MedeirosInformação sobre ações foi confirmada pela deputada Belê Medeiros

Esse tipo de representação só pode ser protocolada até quinze dias após a diplomação. Trata-se de uma ação eleitoral prevista na Constituição Federal que tem por objetivo impugnar o mandato obtido com abuso de poder econômico, corrupção ou fraude.

“Nós vamos aguardar com tranquilidade, absolutamente em paz! Não temos criado expectativa em relação a isso! O ex-prefeito Gil Paraibano (PP) continua com suas atividades dentro das suas empresas. Temos orientado os nossos vereadores e aqueles que ainda estão apaixonados como se a campanha não tivesse terminado, muita cautela para que a gente possa conduzir isso da melhor forma possível” – destaca Belê Medeiros.

Irregularidades

A parlamentar afirmou que a eleição do último dia 2 de outubro, em Picos, se deu com muitos elementos que terminaram favorecendo o candidato Padre Walmir (PT). Segundo ela, isso é claro é notório e todos têm consciência disso. Por essa razão, o partido de Gil Paraibano, junto com seus assessores, resolveu agir.

“Isso é um processo natural, absolutamente saudável dentro do processo democrático! Infelizmente, muitos elementos foram apresentados e existem ações de cassação, de impugnação do mandato do prefeito de Picos. Vamos aguardar, naturalmente, vendo o que a justiça eleitoral entende sobre isso” - ressalta Belê Medeiros (PP).

  • Foto: José Maria BarrosAssessoria de Gil Paraibano vai pedir cassação do mandato do Padre WalmirAssessoria de Gil Paraibano vai pedir cassação do mandato do Padre Walmir

A deputada adiantou ainda que, todos os pontos que a assessoria jurídica achou pertinente foram devidamente documentados e fazem parte dos autos do processo. “E da assessoria o que se tem notado é um otimismo muito grande, mas, o grupo não tem criado expectativa” – garante Belê Medeiros.

Tramitação

Para Belê Medeiros, a tramitação dos processos deve ocorrer de forma mais célere, em razão de Picos ser uma cidade importante e diferenciada no estado do Piauí. Além do mais, ela entende que as ações são fundamentadas e a justiça eleitoral tem o interesse de fazer com que o seu trabalho apareça.

Em relação à AIME a tramitação é sigilosa, nos termos do art. 14, § 11, da Constituição Federal. Isso quer dizer que, embora o julgamento seja público, o andamento do processo se dá em segredo de justiça, ou seja, acessível apenas às partes envolvidas.

Outro lado

O prefeito Padre Walmir (PT) disse que não tinha conhecimento de nenhuma ação de impugnação do seu mandato tramitando. Ele afirmou que está consciente da sua responsabilidade e da seriedade com que venceu as eleições e, concluiu dizendo que quem acusa precisa provar.

  • Foto: José Maria BarrosPadre Walmir diz que quem acusa precisa provarPadre Walmir diz que quem acusa precisa provar

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.