Fechar
GP1

Política

Raquel Dodge denuncia Andrés Sanchez por crime tributário

Segundo a PGR, ex-presidente do Corinthians e sócios dele usaram ‘laranjas’ para abrir empresa e ‘camuflar’ operações financeiras, sonegando R$ 8,5 milhões.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou nesta segunda-feira (11), ao Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal e ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez (PT-SP), por crime tributário.

Segundo a Procuradoria, Sanchez, junto com outros três sócios, teria usando “laranjas” para abrir uma empresa e camuflar operações financeiras, além de omitir receitas, a fim de deixar de pagar tributos no valor de R$ 8,5 milhões.

  • Foto: Luis Macedo/Câmara dos DeputadosAndrés SanchezAndrés Sanchez

O relator do caso no STF, ministro Celso de Mello, deve submeter a análise da denúncia à Segunda Truma da Corte, que decidirá se torna o deputado réu num processo penal. A Turma também é integrada pelos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

De acordo com informações do G1, não há data para a Segunda Turma analisar o caso. A defesa do deputado poderá apresentar resposta à acusação e tentar convencer os ministros a arquivar o caso.

Ainda segundo a PGR, Andrés Sanchez e os sócios dele teriam usado "laranjas"para abrir a empresa Orion Embalagens, em 2002. As investigações, diz a procuradoria, mostram que a empresa fazia parte do Grupo Sol, de Sanchez, que atuava no mesmo ramo, funcionava no mesmo espaço e tinha os mesmos funcionários. Por meio do esquema, a empresa conseguia diminuir o pagamento de imposto de renda, PIS, Cofins e CSLL.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.