Fechar
GP1

Política

Marden Menezes defende mais conscientização em relação ao câncer

Como é difícil de ser realizado o diagnóstico, esse é o câncer com a quarta maior ocorrência na população masculina e com a sexta incidência nas mulheres.

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) quer a instituição de um “Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago” no Piauí. O projeto de lei do parlamentar foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e agora será analisado nas comissões técnicas.

Como um difícil diagnóstico, esse é o câncer com a quarta maior ocorrência na população masculina e com a sexta incidência nas mulheres. Em 2016 foram registrados 12.920 casos nos homens e 7.600 nas mulheres. O deputado quer que o dia estadual ocorra em 28 de setembro e explicou a necessidade de se conscientizar a população.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Marden MenezesMarden Menezes

“Devido às grandes dificuldades em se realizar o diagnóstico, começa com os poucos sintomas e o câncer gástrico pode causar, principalmente na fase inicial. Esse diagnóstico é feito através de uma Endoscopia Digestiva Alta, a qual permite a realização de uma biópsia e ajuda no planejamento da cirurgia”, explicou Marden em sua justificativa para a aprovação do projeto.

Se o projeto de lei for aprovado, o governo do estado ficará responsável em promover ações, palestras, campanhas, seminários, além de usar mídias em rádio, televisão e outdoors informando sobre a doença e os seus sintomas. "O objetivo hoje em relação ao câncer do estômago é estimular a conscientizar as pessoas a procurarem um médico e ao mínimo sintoma realizar uma endoscopia digestiva", disse o parlamentar.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.