Fechar
GP1

Picos - Piauí

MP emite parecer favorável à cassação do mandato do Padre Walmir

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) foi interposta pela coligação “Pra cuidar da nossa gente” encabeçada por Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP).

Em parecer datado do último dia 19, a promotora eleitoral Ana Cecília Rosário Ribeiro manifestou-se favorável ao pedido de cassação dos mandatos do prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT) e do seu vice, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB). Os dois são acusados pela prática de abuso do poder político e econômico durante as eleições de outubro do ano passado.

A promotora eleitoral solicitou ainda que sejam declaradas as inelegibilidades do prefeito Padre Walmir (PT) e do vice Edilson Carvalho (PTB). Falta agora o julgamento do processo e prolatação da sentença por parte do juiz da 62ª zona eleitoral, José Airton Medeiros de Sousa.

Para a promotora Ana Cecília, a prática do abuso do poder econômico e político por parte do prefeito Padre Walmir (PT) e do vice Edilson Carvalho (PTB) ficou consistente em pelo menos quatro pontos. Na divulgação extrapartidária, com emissão de convites direcionados a pessoas não filiadas, bem como convite aberto à população em geral na convenção partidária.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Padre Walmir manda corta ponto dos servidores que aderiram a paralisaçãoPadre Walmir

Também na realização dos eventos “Feijoada dos Amigos”, ocorrida no dia 24 de junho de 2016; “Aniversário do Padre Walmir”, realizado no dia 21 de maio de 2016 e na utilização de asfaltamento para fins eleitoreiros na cidade de Picos.

No parecer de 14 páginas a promotora eleitoral, Ana Cecília Rosário Ribeiro, faz um breve relatório sobre os argumentos apresentados na Ação interposta pelos impugnantes e na defesa dos impugnados. Depois, analisa passo a passo as condutas imputadas e, por fim manifesta-se favorável a cassação dos mandatos do prefeito Padre Walmir (PT) e do vice Edilson Carvalho (PTB).

Parecer

O parecer da representante do Ministério Público Eleitoral refere-se à Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) interposta pela coligação “Pra cuidar da nossa gente”, formada pelos partidos do PP, PMB, PRP,PROS, PHS, REDE E PR. Cópia do parecer foi publicada no site do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

A coligação que interpôs a ação era encabeçada pelo ex-prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP) e Antônio Afonso Santos Guimarães (PMB), que ficaram em segundo lugar nas eleições de 2016. A representação foi protocolada na 62ª eleitoral, com sede em Picos, no dia 9 de janeiro de 2017 e a audiência de instrução e julgamento realizada em 7 de abril, presidida pelo juiz José Airton Medeiros de Sousa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.