Fechar
GP1

Colônia do Gurguéia - Piauí

Prefeita Doquinha é denunciada ao Tribunal de Contas

A denúncia foi apresentada ao Tribunal de Contas do Estado pela vereadora Pedrina Almeida.

A prefeita de Colônia do Gurguéia, Alcilene Alves de Araújo (PT), mais conhecida como “Doquinha”, foi denunciada ao Tribunal de Contas do Estado acusada de fazer uma completa “farra com recursos públicos” em benefício da família. A denúncia foi feita pela vereadora Pedrina Almeida (PSDB) em 26 de junho de 2017.

Segundo a vereadora, Doquinha vem utilizando o cargo como extensão familiar, “beneficiando sobretudo parentes e correligionários”.

Narra a denúncia que em janeiro de 2017, na folha de pagamento da Educação, Recursos do FUNDEB, da Unidade Escolar Dom Avelar Brandão Vilela, consta o pagamento de Algenires Maria Alves de Araújo Silva (Irmã da Prefeita), percebendo remuneração como Professora com carga horário de 40 horas semanais.

  • Foto: DivulgaçãoPrefeita DoquinhaPrefeita Doquinha

O fato grave apontado pela denúncia é que em consulta a folha de dezembro/2016 a irmã recebia proventos para a carga horário de 20 horas semanais, ou seja, assim que assumiu o comando da gestão municipal, a prefeita Doquinha dobrou a remuneração da Professora Algenires.

De acordo com a denúncia, a prefeita implantou o segundo turno da irmã em período de férias, período que, teoricamente, não se necessita de contratação de mão de obra adicional. Algenires foi ainda nomeada para exercer o cargo de Presidente da Comissão de Licitação.

A prefeita teria ainda contratado uma outra irmã, Maria de Jesus Alves de Araújo, para exercer o cargo de Professora 20 horas, na Unidade Escolar Doce Vida, recebendo recursos do FUNDEB. No entanto, segundo o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), a irmã consta com vínculo empregatício estatutário desde 2007, no cargo de Auxiliar de Enfermagem, com carga horária de 40 horas, no Posto de Saúde Leonardo Dudima, localizado no Povoado Manga, zona Rural de Floriano e foi ainda contratada como enfermeira do ESF (Estratégia Saúde da Família) para carga horário de 40 horas semanais, pela Prefeitura Municipal de Eliseu Martins.

A vereadora ressalta que a contratação das duas irmãs não possui nenhum ato oficial publicado no diário oficial e finaliza afirmando que, a família da prefeita ocupa 05(cinco) das 08(oito) secretarias municipais e mais a Presidência da Comissão de Licitação.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com Neiva, advogado da prefeita, e ele informou que a denúncia é infundada, e que a prefeitura tem todos os comprovantes que provam o contrário da acusação. “Em relação a denúncia sobre a irmã da prefeita que trabalha 40h em Floriano e 40h em Colônia do Gurguéia isso não corresponde a verdade, porque as 40h em Floriano foi admitida em 2008 e ela pediu demissão em 2012, por tanto não há vínculo. E com relação a prefeita ter aumentado o salário das irmãs, a folha foi feita com a matriz de dezembro, a irmã dela é concursado e vinha sendo descontada na gestão anterior. Como foi feito na matriz de dezembro, em janeiro quando foi depositado logo em seguida foi ressarcido ao município os valores”, disse.

Prefeita Doquinha

Durante entrevista ao GP1, a prefeita Doquinha disse que acredita que a vereadora que a denunciou está inconformada. “Todas as denúncias são feitas pela mesma pessoa que é a vereadora Pedrina Almeida. O município tem 25 anos de emancipação, em 25 anos eu sou a sétima prefeita, teve seis prefeitos anteriores a mim. Começou com o pai de Pedrina, depois dois mandados do irmão dela, Raimundo José, depois outro mandado da mulher do Raimundo. É um descontentamento, porque eles ficaram no poder durante 24 anos", afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.