Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Walmir lança 5º Salão de Livros do Vale do Guaribas

Solenidade de lançamento aconteceu na noite de ontem, 26, na quadra poliesportiva Irmã Maria Helena Matias, no Instituto Monsenhor Hipólito.

Divulgação/Ascom 1 / 9 Lançamento do Salivag reúne público expressivo  Lançamento do Salivag reúne público expressivo
Divulgação/Ascom 2 / 9 Padre Walmir convida o povo a participar do Salivag Padre Walmir convida o povo a participar do Salivag
Divulgação/Ascom 3 / 9 Prefeito destaca importância do Salivag Prefeito destaca importância do Salivag
Divulgação/Ascom 4 / 9 Prefeito Padre Walmir elogia homenageada Irmã Helena Prefeito Padre Walmir elogia homenageada Irmã Helena
Divulgação/Ascom 5 / 9 Presidente da Academia de Letras Infantil do IMH fala sobre o evento Presidente da Academia de Letras Infantil do IMH fala sobre o evento
Divulgação/Ascom 6 / 9 Público acompanha a solenidade Público acompanha a solenidade
Divulgação/Ascom 7 / 9 Público expressivo prestigia a solenidade Público expressivo prestigia a solenidade
Divulgação/Ascom 8 / 9 Representantes das escolas que participarão do Projeto Academia de Letras Infanto Juvenil Representantes das escolas que participarão do Projeto Academia de Letras Infanto Juvenil
Divulgação/Ascom 9 / 9 Secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro Secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), presidiu na noite de ontem, 26, a solenidade de lançamento da quinta edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas (Salivag). O evento será realizado entre os dias 13 e 17 de setembro no Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, sendo que a programação constará de apresentações culturais, lançamento de livros, palestras e exposições.

A solenidade de lançamento do quinto Salivag aconteceu na quadra poliesportiva “Irmã Maria Helena Matias”, que é a homenageada deste ano. Educadora, ela foi por vários anos diretora do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), em Picos, e faleceu no dia 13 de março de 2008, em João Pessoa, capital da Paraíba, vítima de um Acidente Vascular Cerebral. Tinha 79 anos de idade.

Além do prefeito Padre Walmir, várias autoridades participaram da solenidade de lançamento do Salivag, dentre as quais vereadores e secretários municipais. Também presentes alunos, professores, amigos e admiradores da Irmã Maria Helena.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Rosilene Monteiro da Luz, o Salivag deste ano tem o objetivo de oferecer uma programação voltada para a educação, cultura, lazer e entretenimento, além de movimentar a economia local.

Pelo menos trinta estandes já estão confirmados na tenda principal do evento. Este ano, pelo menos três municípios vizinhos participarão do Salivag trazendo alunos para acompanhar as atividades. São eles São Luís do Piauí, Sussuapara e Santana do Piauí.

Otimismo

O Padre Walmir mostrou-se otimista com a realização da quinta edição do Salivag. “A esperança é de que a gente prossiga com um processo de ascensão. Desde o primeiro ano que as expectativas foram superadas e acredito que esse tem tudo para ser o melhor, pois a equipe de organização já tem mais experiência” – previu.

Segundo o prefeito, a cada ano o Salivag reforça seu objetivo maior, que é fazer com que os alunos e o povo picoense de um modo geral, tomem gosto pela leitura, pela escrita e o conhecimento. “A novidade desse ano é a criação da Academia de Letras Escolar Infanto Juvenil, onde cinco escolas municipais estão sendo contempladas” – destacou.

Ele encerrou justificando a decisão da equipe de organização em homenagear a Irmã Maria Helena Matias. Segundo o Padre Walmir, foi uma mulher além do seu tempo, que prestou relevantes serviços à comunidade picoense, especialmente na área educacional, e também como religiosa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.