Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Vereador recua e muda medalha por título de cidadania para Lula

Sem apoio dos quinze vereadores para aprovar Medalha Coelho Rodrigues petista mudou a proposta para título de cidadania picoense.

Sem conseguir o apoio de dois dos quinze colegas com assento na Câmara Municipal de Picos, o vereador Wellington Dantas (PT) recuou e retirou de pauta a proposta de homenagear o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) com a Medalha Coelho Rodrigues. Em lugar da comenda ele propôs a entrega de um título de cidadania, aprovado ontem à noite.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Wellington Dantas defende aprovação do projetoWellington Dantas defende aprovação do projeto

A Medalha Coelho Rodrigues é a maior comenda do município de Picos, cuja proposta para ser apresentada em plenário precisa da assinatura dos quinze vereadores. A aprovação da matéria também necessita da presença na sessão e do voto favorável de todos os parlamentares.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Estudantes e simpatizantes de Lula acompanham votaçãoEstudantes e simpatizantes de Lula acompanham votação

Mesmo com forte lobby junto aos colegas, Wellington Dantas só conseguiu a assinatura de treze dos quinze vereadores, o que acabou inviabilizando a apresentação do Projeto Decreto Legislativo. Não assinaram os vereadores Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP) e José Arimateia Luz, o Maté (PSL).

Recuou

Diante da impossibilidade de aprovar a comenda, o vereador Wellington Dantas recuou da ideia. Ele e o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), apresentaram então um Projeto Decreto Legislativo concedendo o título de cidadão picoense ao ex- presidente Luís Inácio Lula da Silva.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Veradores fazerm contagem dos votosVeradores fazerm contagem dos votos

Segundo o Boletim Informativo da Câmara Municipal de Picos, nº 22/2017, de 10 de agosto, o Projeto Decreto Legislativo concedendo o título de cidadão a Lula, deveria ser enviado primeiro para as Comissões Permanentes com a finalidade de receber parecer técnico.

No entanto, por iniciativa da mesa diretora, o parecer técnico foi aprovado em plenário e, em seguida a matéria colocada em votação secreta. Com o voto favorável dos doze vereadores presentes à sessão, a proposta foi aprovada em primeira e em segunda discussão, sendo que esta última em sessão extraordinária convocada logo após o encerramento da sessão ordinária.

Votos favoráveis

Votaram a favor da matéria os vereadores Wellington Dantas (PT) e Hugo Victor (PMDB), autores do projeto; Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP); Valdívia Santos (PRP), José Luís de Carvalho (PTB), Simão Carvalho Filho (PSD), Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP); Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB); Creusa Nunes (PMDB), José Arimateia Luz, o Maté (PSL); João Bosco de Medeiros (PPS) e Antônio de Moura Martins (PCdoB).

  • Foto: José Maria Barros/GP1Vereadores no momento do votoVereadores no momento do voto

Não estavam presentes à sessão os vereadores Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP) e Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB). O vice-presidente da mesa diretora, José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PP), ausentou-se do plenário minutos antes do início das votações.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.