Fechar
GP1

Manoel Emídio - Piauí

Prefeito de Manoel Emídio é alvo de ação de improbidade pelo MP

O despacho do juiz Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira foi dado em 31 de janeiro de 2018.

Cassado pela Câmara Municipal e tendo retornado ao cargo graças a uma liminar concedida pelo desembargador José Ribamar Oliveira, do Tribunal de Justiça, o prefeito José Medeiros da Silva, do Município de Manoel Emídio, é alvo de ação civil por improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público Estadual, através do promotor Jose William Pereira Luz.

Segundo o promotor, o prefeito tem atuado abertamente contra o sistema legal, “tratando essa Unidade Federativa como se fosse um espaço no qual não se aplica a Constituição Federal e suas leis de regência. E, nesse sentido, o Poder Público passou a ser espaço de autopromoção política e pessoal”.

Narra que o Município organizou os seguintes eventos: a) Cavalgada de Manoel Emídio, entre 28 e 29 de junho de 2017, sendo que, conforme banner, a organização é do prefeito Zé Medeiros; b) Vaquejada na localidade Extrema, entre 09 e 10 de junho de 2017, contando com apoio da prefeitura municipal e de José Medeiros; c)Convite para o aniversário de 53 anos do Município, feito em nome de Jose Medeiros da Silva e do vice-prefeito; d) faixa estendida em área pública, convidando a população para os Festejos de São Pedro Apóstolo, citando em letras garrafais o nome de Jose Medeiros da Silva; e e) camisetas fabricadas para esse evento, constando o nome do gestor.

  • Foto: Facebook/APPMPrefeito Zé MedeirosPrefeito Zé Medeiros

Em quase todos os locais onde há a autopromoção consta também o nome do deputado Gustavo Neiva, em tese o deputado estadual para quem o prefeito irá pedir votos nas eleições de 2018.

“Verifica-se que a clara intenção de vincular o nome do prefeito requerido ao nome de político estadual que se encontra em pré-campanha. Ou seja, não se pode afirmar que esses atos não tem potencial de dano, já que repercutem em outras searas, especificamente em sede eleitoral, caracterizando claro abuso de poder”, afirma o promotor na petição inicial.

O Ministério Público pede a condenação do prefeito Zé Medeiros nas sanções previstas na Lei de Improbidade e a tutela de urgência para que se abstenha da prática de qualquer ato que configure promoção pessoal ou social, sob pena de pagamento de multa no montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para qualquer ato praticado.

A ação também pede a restituição dos valores gastos com os eventos elencados a serem individualizados na instrução.

O juízo da Comarca de Manoel Emídio determinou a citação do prefeito para oferecer manifestação por escrito no prazo de 15 dias. O despacho do juiz Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira foi dado em 31 de janeiro de 2018.

Outro lado

Procurado nessa sexta-feira (2), o prefeito José Medeiros da Silva não foi localizado para comentar o caso. O GP1 continua aberto para esclarecimentos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

TJ suspende decisão que cassou mandato do prefeito Zé Medeiros

Câmara de Manoel Emídio cassa mandato do prefeito Zé Medeiros por desvio de dinheiro

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.