Fechar
GP1

Arraial - Piauí

Padre Herculano Negreiros e empresário serão julgados em setembro

Eles são acusados de falsidade ideológica, uso de documento falso e de não prestar contas de recursos recebidos a qualquer título.

  • Foto: DivulgaçãoPadre Herculano NegreirosPadre Herculano Negreiros

O juiz Pablo Baldivieso, da Vara Federal de São Raimundo Nonato, designou para o dia 25 de setembro deste ano, às 14h30min, audiência de instrução e julgamento da ação penal em que é réu o ex-prefeito José Herculano de Negreiros, conhecido como Padre Herculano, e o empresário Vanderlei Lima Aguiar acusados de falsidade ideológica, uso de documento falso e de não prestar contas de recursos recebidos a qualquer título.

A ação penal envolve irregularidades detectadas pelo MPF no tocante à utilização de recursos federais da primeira parcela do Termo de Compromisso – PAC nº 029/2012- oriundos da FUNASA, para a ampliação de sistema de esgotamento sanitário, referentes ao exercício financeiro de 2012, destinados ao município de São Raimundo Nonato.

O MPF afirma que o então prefeito Herculano Negreiros (mandato de 2009 a 2012), teria realizado despesas com recursos públicos federais oriundos da FUNASA, tendo como beneficiária a empresa do denunciado Vanderlei Lima Aguiar, que recebeu pagamento sem ter executado as obras e serviços de engenharia previstos no convênio.

A denúncia aponta que, segundo as investigações, os acusados Herculano Negreiros e Vanderlei Lima Aguiar teriam utilizado documentos ideologicamente falsos perante a FUNASA, sendo alguns desses documentos produzidos pelo próprio réu Vanderlei Lima Aguiar, tudo com o fim de alterar verdade sobre fatos juridicamente relevantes (a aplicação da primeira parcela das verbas do convênio) e obter novas liberações de recursos previstos no Termo de Compromisso –PAC.

O juiz determinou a citação dos réus para oferecerem resposta a acusação no prazo de 10 dias nos termos dos artigos 396 e 396-A do Código de Processo Penal.

A denúncia foi recebida em 18 de julho deste ano.

Outro lado

O ex-prefeito e o empresário não foram localizados pelo GP1.

NOTÍCIA RELACIONADA

Juiz federal aceita denúncia contra Padre Herculano e empresário

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.