Fechar
GP1

Picos - Piauí

Prefeito Padre Walmir fecha acordo com grupo de Pablo Santos

Entendimento deve ser anunciado oficialmente ainda essa semana.

Precisando recompor a sua base de sustentação na Câmara Municipal de Picos, o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), fechou um acordo com o grupo político do deputado Pablo Santos (MDB). Iniciados no dia 14 de julho, os entendimentos foram concluídos na última quinta-feira, 3 de agosto, mesmo dia em que o gestor retornou de Teresina após se recuperar de um infarto.

Apesar de o acordo já ter sido fechado entre os dois grupos, ainda não foi anunciado oficialmente, o que deve acontecer por toda essa semana. É que ficou decidido entre o prefeito Padre Walmir e o deputado Pablo Santos, que antes da oficialização do entendimento eles precisavam conversar com o governador Wellington Dias (PT).

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Padre Walmir fecha acordo com Pablo SantosPadre Walmir fecha acordo com Pablo Santos

Segundo apurou a reportagem do GP1 junto a várias fontes com bom trânsito no Palácio Coelho Rodrigues, o acordo prevê a participação do grupo do deputado Pablo Santos (MDB) na administração do Padre Walmir. Em troca, o gestor passaria a contar em sua base com os vereadores Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato, e Valdívia Santos Silva, os dois do PRP.

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Pablo Santos adere ao Padre WalmirPablo Santos adere ao Padre Walmir

Ao romper com o grupo político do deputado Nerinho no último dia 28 de junho, o Padre Walmir perdeu a maioria na Câmara Municipal de Picos, reduzindo de dez para apenas seis o número de vereadores em sua base de sustentação. Agora ele passa a ter oito parlamentares que o apoiam.

Secretarias

A princípio, as primeiras informações apontam que o deputado Pablo Santos vai indicar o novo secretário municipal de Saúde de Picos. E o nome escolhido foi o do bioquímico Waldemar Santos Júnior, conhecido como Dr. Júnior, tio do parlamentar e ex-presidente da Sociedade Esportiva de Picos (Sep).

  • Foto: José Maria Barros/GP1 Dr. Júnior assumirá a Secretaria de SaúdeDr. Júnior assumirá a Secretaria de Saúde

Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos deverá ser comandada por uma pessoa indicada pela vereadora Valdívia Santos (PRP). A pasta vem sendo conduzida interinamente desde o dia 28 de junho pelo ex-presidente da Câmara de Picos, Luís Rodrigues Coelho, pai do atual secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Iata Rodrigues,

Já foram aliados

Embora estivessem em palanques diferentes nas eleições municipais de 2012 e 2016 em Picos, o prefeito Padre Walmir e o deputado Pablo Santos já foram aliados. Inclusive com o parlamentar participando da administração com a indicação da então secretária municipal de Cultura, Verônica Danda Vasconcelos e de vários cargos em comissão no ano de 2015 e início de 2016.

Poucos dias após assumir a Prefeitura em lugar de Kléber Eulálio, o Padre Walmir conseguiu a adesão de Pablo Santos. No entanto, a aliança durou pouco e foi rompida no dia 31 de março de 2016, apenas nove meses depois. Na ocasião o deputado aderiu à candidatura a prefeito do empresário Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP), que acabou não obtendo êxito nas urnas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.