Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dudu pede anulação do aumento da tarifa de ônibus em Teresina

O vereador Dudu (PT), deu entrada na última terça-feira (22) e agora o decreto será votado no Plenário da Câmara.

O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), encaminhou para a Câmara Municipal de Teresina um Decreto Legislativo que anula a decisão do prefeito Firmino Filho (PSDB), que aumentou a passagem do transporte coletivo de Teresina, que ficou R$ 3,85 para tarifa inteira e R$ 1,28 para estudantes.

O vereador explicou que o prefeito precisa recuar da sua decisão, destacando que o valor ficou incompatível com a realidade de quem usa o transporte coletivo. O decreto precisa passar por votação no plenário da Câmara. “Eu dei entrada na terça-feira passada e vai ser votado em plenário o pedido de anulação do decreto [do prefeito] e nós queremos que o prefeito recue e que o povo de Teresina tenha pelo menos o direito de ir e vir. A passagem de ônibus é cara, ela é à vista e é um custo operacional de toda empresa, de todo trabalhador, empregado ou desempregado, de toda mãe, de todo pai que tem um filho que estuda. Quem precisa do ônibus não é o vereador, não é o prefeito Firmino, quem precisa do ônibus é exatamente a parcela mais vulnerável da sociedade, que é quem precisa do transporte público”, disse o vereador Dudu.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Dudu após votação na CâmaraVereador Dudu

O prefeito Firmino Filho já se manifestou afirmando que o aumento da passagem foi feita de forma legal, mas para o vereador Dudu, o aumento ocorreu de forma exorbitante e que por isso a Câmara Municipal de Teresina precisa se manifestar. “A Câmara Municipal tem um dispositivo que diz que quando o prefeito exorbita sua função, vai além da normalidade, a Lei Orgânica diz que a Câmara tem como se manifestar para anular um ato do prefeito e eu acho e entendo que esse aumento é exorbitante, está fora da realidade”, afirmou o parlamentar.

O vereador Enzo Samuel (PCdoB) afirmou que ainda não teve conhecimento do pedido do vereador Dudu, mas destacou que não cabe aos vereadores estabelecerem as tarifas do transporte coletivo. Ele ainda disse que o prefeito tem feito várias melhorias, mas que ainda existem alguns problemas que precisam ser resolvidos.

“Em relação a esse decreto de anulação, eu não tenho nenhum conhecimento ainda. Estamos retornando ao trabalho agora. Em relação a passagem, ela passava realmente pela Câmara, mas com a mudança na legislação não cabe a gente estabelecer, definir os valores da tarifa de ônibus em Teresina. Em relação ao sistema de transporte de Teresina, eu acho que primeiro é importante você avaliar que nos últimos anos vem se tentando fazer um investimento, como a implantação da integração, corredores exclusivos, alguns ônibus climatizados e paradas climatizadas. Toda via, nós vemos que problemas precisam ser sanados. Não dá para a gente fazer todo um investimento em transporte público de qualidade se a população no dia-dia não sentir essa transformação”, declarou o vereador.

Ele informou que existe um projeto de lei de sua autoria onde a população vai poder entender melhor sobre o valor da tarifa cobrada. “Apresentei um projeto para o Portal da Transparência, para que a população saiba o que está pagando dentro da tarifa e se essa tarifa é justa ou não e a partir desse Portal da Transparência, já aprovado em dois turnos, aguardando a sanção do prefeito, onde a Setur possa informar o que realmente está naquela planilha, o que está naquela tabela e que a população possa saber e a partir daí possa fazer seu juízo de valor se a tarifa é justa ou não é justa”, destacou o vereador Enzo Samuel.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Manifestantes protestam contra aumento da passagem na Frei Serafim

Firmino Filho afirma que aumento da passagem de ônibus é legal

MP pede suspensão do aumento da passagem de ônibus em Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.